Pesquisar

A- A A+

Login

Log in

Login to your account

Username *
Password *
Remember Me

CL01 - Miradouro do Cabo Girão

Cabo Girão © Susana Prada e Marco São Marcos

Código do geossítio: CL01

Denominação: Miradouro do Cabo Girão

Categoria temática: Vulcanologia e Estratigrafia

Localização geográfica no ortofotomapa - CL01

Concelho: Câmara de Lobos

Freguesia: Quinta Grande

Área do local: 10 -1000 ha

Coordenadas(1)32°39'23.4'' N 17°00'15.9'' W

Altitude: 580 m

Acessibilidade: fácil

Distância à estrada asfaltada mais próxima: 50 m

Condições de observação: boas

(1) Coordenadas do geossítio e/ou melhor ponto de visualização

 

Descrição sumária 

A paisagem costeira no Cabo Girão caracteriza-se por uma arriba litoral com 580 m de altura, talhada num empilhamento de depósitos piroclásticos de queda e escoadas basálticas, da Unidade da Penha d’Águia - Complexo Vulcânico Intermédio 2 (CVM2), cortados por uma densa rede de filões. No topo da mesma, afloram escoadas da unidade do Curral das Freiras - Complexo Vulcânico Intermédio 3 (CVM3).
Do miradouro, situado no topo do escarpado, observam-se vários cones vulcânicos na região do Funchal e uma morfologia em anfiteatro, voltada para sul, originada por escoadas lávicas provenientes das zonas altas da ilha (Pico do Areeiro e Pico do Cedro).
Na base da arriba ocorre uma fajã sedimentar (Fajã dos Asnos), aproveitada para a agricultura, originada por movimentos de massa do tipo desmoronamento, um dos quais históricos (1930) e pela episódica queda de blocos; estes materiais deram origem a uma praia de cascalheira constituída por blocos, calhaus e seixos rolados.

 

Notas relevantes

A visita ao local de interesse geológico é da inteira responsabilidade do utilizador.
O utilizador deve tomar as devidas precauções quando visita o local, tendo em atenção as condições  do terreno,  condições climatéricas e outros perigos, para que não se criem situações que coloquem a sua integridade e a de outros em risco.
O utilizador deve respeitar a propriedade privada. O acesso a zonas privadas requer autorização prévia dos proprietários.
O utilizador deve respeitar o património natural mantendo-o intacto.  O impacto das suas ações deve ser mínimo.

 

 

 

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.