Pesquisar

A- A A+

Login

Log in

Login to your account

Username *
Password *
Remember Me

PM05 - Pedra Mole

Xenólito ©Brum da Silveira

Geosite ID: PM05

Name: Pedra Mole

Thematic category: Vulcanologia

Geographical location on orthophotomap - PM05

Municipality: Porto Moniz

Civil parish: Porto Moniz

Location area: ‹ 0,1 ha

Coordinates(1):

Altitude: 275 m

Accessibility:

Distance to nearest paved road:

Conditions of observation:

(1) Coordinates of the geosite and / or the best viewpoint

 

Brief description

Entende-se por xenólito ou encrave (do grego – pedra exótica ou estranha) um fragmento de rocha ou associação de minerais que é envolvido por uma rocha maior (rocha hospedeira e mais nova) durante as fases de cristalização e/ou deposição desta última. Os xenólitos e os xenocristais fornecem informações importantes sobre a composição do manto (camada da estrutura da Terra que se prolonga dos 30km aos 2900 km de profundidade) e que outra forma é inacessível. As rochas vulcânicas no geral e os basaltos em particular podem conter pedaços do manto que são “agarrados e arrastados” durante a ascensão magmática.

Os xenólitos ou encraves do Porto Moniz são afloramentos extremamente raros e de grande beleza devido à presença de agrupamentos monominerálicos de olivina. Possuem outros minerais como ortopiroxena e espinela, mas são os cristais verdes de olivina que mais chamam à atenção e que mostram, em massas granulares de 5 a 15cm, uma maior perfeição de formas. Os estudos efectuados nestes xenólitos demonstraram pertencer a um vasto grupo de litologias ultramáficas (dunito, wehrlito, websterito, harzburgitos e lherzolitos) originários do manto superior muito próximos da transição com a crusta oceânica. Este afloramento constitui assim um ponto de grande interesse científico e didáctico que deve ser protegido e conservado.

 

Relevant notes

Visiting a site of geological interest is the sole responsibility of the user.
The user must take precautions when visiting the site, taking into account the conditions of the terrain, weather conditions and other hazards, so that they do not create situations that put themselves or others at risk.
The user must respect private property. Access to private areas requires prior authorization from the owners.
The user must respect natural heritage, keeping it intact. The impact of your actions should be minimal.

 

How to Cite

BRUM DA SILVEIRA, A.; PRADA, S.; RAMALHO, R.; MADEIRA, J.; FONSECA, P.; CANHA, E.; BRILHA, J. (2012). Inventariação do Património Geológico da Ilha da Madeira. Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais - Relatório Final, 414 p. In: https://geodiversidade.madeira.gov.pt

 

 

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.