Territórios UNESCO e as Alterações Climáticas: desafios e soluções
O prazo de submissão das candidaturas novamente prorrogado. Os projetos podem ser submetidos até ao dia 28 de fevereiro de 2021
CONDIÇÕES DE CANDIDATURA
1. Considerando que, a 15 de abril de 2020, a edição do Concurso Escolar GEA-Terra Mãe 2019/2020 foi suspensa, no âmbito das medidas de prevenção e contenção da pandemia de COVID-19 adotadas pelo Governo Regional, as candidaturas devem atender às seguintes observações:
a) O tema “Territórios UNESCO e as Alterações Climáticas: desafios e soluções” permanece válido neste ano letivo, de forma a permitir que os alunos que iniciaram os projetos no ano letivo 2019/2020 os possam terminar;
b) Os alunos que já entregaram os projetos podem validá-los na edição do Concurso Escolar GEA – Terra Mãe 2020/2021 ou aperfeiçoá-los, mediante manifestação de vontade aquando das inscrições para o referido concurso.
2. O concurso escolar destina-se aos alunos que frequentam os niveis de ensino desde o infantário ao secundário e ainda o ensino profissional, ou seja, podem concorrer os alunos que frequentam o:
Infantário; Pré - Escolar; 1º, 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico; Secundário e Ensino Profissional.
COMO PODE CONCORRER
- Cada candidatura deve ser apresentada por turma ou interturmas, com um limite mínimo de 2 (dois) participantes e o máximo de 4 (quatro);
- Dentro da mesma turma ou entre turmas podem candidatar-se vários trabalhos/ projetos desde que seja respeitado o número mínimo e máximo de participantes por grupo;
- Podem candidatar-se a este concurso alunos que frequentem atividades extracurriculares, nomeadamente: clubes, projetos, etc..;
- A (s) candidatura (s) deve (m) ser realizada (s) através do preenchimento e submissão do inquérito, disponível neste link.
ATENÇÃO: o preenchimento de um inquérito refere-se apenas a um, e um só, trabalho a ser candidato.
OBJETIVOS
Os trabalhos a concurso devem:
- Sensibilizar para a importância dos conhecimentos no domínio das geociências;
- Desenvolver ações teóricas e práticas em articulação com os conteúdos programáticos de todas as áreas do conhecimento;
- Conhecer os territórios UNESCO existentes no arquipélago da Madeira e em Portugal continental;
- Procurar soluções para melhoraria do ambiente em que vivemos, estabelecendo pontes para aspetos concretos que se relacionam com a importância e gestão das florestas, o ciclo da água, as alterações climáticas, bem como na procura de soluções que promovam o fabrico de materiais mais sustentáveis e energeticamente eficientes, cujas consequências influenciam a saúde do planeta Terra e a sobrevivência da Humanidade;
- Enquadrar os Objetivos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável nos trabalhos apresentados, em particular, o ODS 13:
- Desenvolver ideias e projetos práticos que promovam a valorização e conservação da natureza tendo por base a mitigação das alterações climáticas (onde vivem ou estudam).
ENQUADRAMENTO CIENTÍFICO E PEDAGÓGICO
O tema “Territórios da UNESCO e as alterações climáticas: desafios e soluções”, de certa forma, já trabalhado pelos professores na sala de aula ou em projetos que poderão estar ou não relacionados com o programa Eco-Escolas, sendo que a temática “alterações climáticas: desafios e soluções” é provavelmente de abordagem mais comum, enquanto a questão “Territórios da UNESCO…” de abordagem, possivelmente menos comum. Estes territórios classificados pela UNESCO, como acontece no caso concreto da Região Autónoma da Madeira (Laurissilva da Madeira, Santana Madeira Biosfera) e as restantes espalhadas pelo país, não esquecendo a aspirante Ilha do Porto Santo a Reserva da Biosfera, são únicos em termos da biodiversidade, da conservação e no caso concreto das reservas da biosfera os aspetos culturais e arquitetónicos também são relevantes na relação sustentável Homem e biogeodiversidade. No entanto, prevê-se que 71% dos sítios naturais da UNESCO serão afetados pelas alterações climáticas.
Lembrando que são os combustíveis fósseis os que provocam maiores emissões de CO2 (62%), e que desde 1970 há uma tendência de subida da temperatura, as consequências dessa subida, como os fenómenos de extremos meteorológicos mais frequentes ou a subida do nível do mar, que levam a ciclones tropicais também mais intensos e com mudança de trajetória, aproximando-se da Europa. A juntar a tudo isto, há a destruição de recifes de coral pelo aumento da temperatura da água, há a "descida abrupta" do pH dos oceanos (água mais ácida devido à absorção do CO2), que se tinha mantido constante nos últimos 25 milhões de anos, e há uma tendência cada vez maior de menos chuva nos países do sul da Europa e no Mediterrâneo, na ordem dos 30% menos (Santos, F. 2019).
É muito urgente a união de esforços numa só causa que é a mitigação das alterações climáticas, um desafio que as escolas e os professores têm abraçado e que deverão continuar a investir através de uma educação centrada no aluno. O Concurso Escolar GEA - Terra Mãe desafia, este ano letivo, os alunos e professores a refletirem, mais uma vez sobre este tema, a se increverem e a apresentarem trabalhos que demonstrem ações de contributo à mitigação às alterações climáticas, que insidam em atitudes comportamentais ou que sensibilizem a comunidade para esta realidade atual. Estas ações e medidas de sensibilização poderão desenrolar-se na escola como na comunidade e que, mesmo quando não sendo desenvolvidas diretamente nos territórios da UNESCO, o contributo individual, por exemplo, na poupança de água, na utilização dos transportes públicos ou caminhar a pé em vez de usar o carro particular, preferir as energias renováveis em detrimento das dependentes dos combustíveis fósseis ou na impossibilidade da implementação destas últimas desligar as luzes e os aparelhos elétricos sempre que não estão a ser utilizados e etc., são contributos extremamente importantes para a salvaguarda destes territórios e do Planeta.
Este concurso visa, igualmente, promover os 17 objetivos da Agenda 2030 do Desenvolvimento Sustentável (ODS), sendo que neste ano letivo será dado particular enfoque ao ODS 13 – Ação Climática. Para facilitar o enquadramento dos trabalhos e ou projetos a desenvolver em relação ao ODS 13 é sugerida a consulta sobre esta matéria nesta website
SUGESTÕES DE TEMAS GERAIS DE TRABALHO:
- O solo e as alterações climáticas, desafios e soluções.
- A floresta e as alterações climáticas.
- A reflorestação poderá diminuir os efeitos das alterações climáticas?
- Subida do nível médio das águas do mar, desafios e soluções.
- A seca, desafios e soluções.
- Economia circular.
- Energias renováveis.
- Outros.
FORMATO DOS TRABALHOS A APRESENTAR A CONCURSO

PRAZO LIMITE DAS CANDIDATURAS
Até 15 de janeiro de 2021, no entanto, o prazo de submissão das candidaturas foi prorrogado até ao dia 31 de janeiro de 2021. Atendendo aos condicionalismos que continuam a ser provocados pela COVID-19 o prazo de submissão das candidaturas é novamente prorrogado, desta vez até ao dia 28 de fevereiro de 2021. O alargamento do prazo possibilita aos alunos do 3º ciclo e secundário a submissão das candidaturas dos seus projetos aquando do regresso às respetivas escolas, atendendo que, de momento, estão a ter aulas à distância. Esta prorrogação é permitida para candidaturas de projetos de qualquer outro escalão previsto neste regulamento.
PRAZO LIMITE DA ENTREGA DOS TRABALHOS
30 de abril de 2021
ENVIO DOS TRABALHOS
- Os trabalhos nos formatos: cartaz/poster, tela, jogo/ puzzle e protótipos/ simuladores e impressão 3D, devem ser entregues em mão ou por correio, na sede da Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais (5.º andar), à Rua Dr. Pestana Júnior, n.º 6, 9064-506 Funchal.
- Os restantes trabalhos nos formatos: vídeo, spots publicitários e fotorreportagens deverão ser enviados através dos serviços de armazenamento/partilha de ficheiros online (WeTransfer, Onedrive, Dropbox, GDrive), cuja ligação de partilha deve ser enviada para o endereço eletrónico: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
JURI
Os trabalhos apresentados a concurso serão avaliados pelo seguinte júri:
- Doutor Eng.º João Baptista
Investigador integrado do Centro de Investigação GEOBIOTEC, FCT, Universidade de Aveiro;
- Dr. Vasco Cunha
Coordenador do Programa Educamedia - Direção Regional da Educação;
- Dr. Ilídio Sousa
Membro do Comité Nacional para o Programa Internacional de Geociências (IGCP);
- Dr.ª Ana Neves
Membro da Associação Insular de Geografia;
- Dr. José Manuel Silva
Coordenador Regional do Concurso Escolar GEA – Terra Mãe - Gabinete da Secretária Regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas.
Das decisões do júri não haverá recurso.
Os casos omissos do regulamento serão resolvidos por deliberação do júri.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
- Adequação do tema/ subtema à mensagem.
- Rigor científico.
- Eficácia da mensagem.
- Originalidade.
- Criatividade.
- Qualidade estética.
- Qualidade técnica.
PRÉMIOS
- Todos os alunos a concurso receberão um prémio de participação.
- Será entregue um prémio ao melhor trabalho de cada formato, por cada escalão.
a) Pémio
1 voucher referente a um par de óculos de sol com o logótipo de um dos clubes de futebol (SCP, SLB e CSM), ou da Federação Portuguesa de Futebol para cada aluno dos grupos vencedores dos melhores trabalhos por formato. O voucher possibilita que o aluno escolha o par de oculos a seu gosto e ainda o respetivo clube.
A Empresa Alberto oculista disponibilizou alguns dos vários modelos que possuem neste momento, neste caso os mais básicos em termos de cores (ver), pois cada clube tem vários modelos com várias combinações de cor das hastes e lentes que terão na altura da entrega dos prémios.
b) Prémio UHU
Produtos escolares UHU para cada aluno dos grupos vencedores dos melhores trabalhos por formato.
- Serão atribuídos certificados de participação aos alunos e professores.
- Prémio para os (as) professores (as) que apresentarem o melhor tabalho com os seus alunos,independentemente do formato e escalão: Voucher de 2 noites no Hotel The Vine/Voucher de 2 noites no Caju Le Petit Hotel.
DATA DA ENTREGA DOS PRÉMIOS
Em cerimónia com data a divulgar oportunamente.
EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS DOS ALUNOS
Data a divulgar oportunamente.
REGULAMENTO DO CONCURSO
As informações acima disponibilizadas não dispensa a consulta cuidada do Regulamento do Concurso Escolar "GEA - Terra Mãe" 2020/2021.
Cartaz do Concurso Escolar GEA-Terra Mãe 2019/2020

ORGANIZAÇÃO/COORDENAÇÃO
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