Pesquisar

A- A A+

Login

Iniciar sessão

Login

Utilizador *
Senha *
Memorizar

CL01 - Miradouro da Eira do Serrado

Vista da Eira do Serrado © Turismo da Madeira

Código do geossítio: CL01

Denominação: Miradouro da Eira do Serrado

Categoria temática: Geomorfologia e Movimentos de massa

Localização geográfica no ortofotomapa - CL02

Concelho: Câmara de Lobos

Freguesia: Curral das Freiras

Área do local: 10 -1000 ha

Coordenadas(1):32°42'37.1'' N 16°57'56.7'' W 

Altitude: 1050 m

Acessibilidade: fácil

Distância à estrada asfaltada mais próxima: 300 m

Condições de observação: boas

(1) Coordenadas do geossítio e/ou melhor ponto de visualização

 

Descrição sumária 

O geossítio da Eira do Serrado situa-se na margem esquerda da bacia hidrográfica da ribeira dos Socorridos. A partir do miradouro é possível identificar a forma aberta e larga da zona de cabeceira dos Socorridos (setor da bacia de receção) e, a jusante, o vale muito encaixado e estreito (setor do canal de escoamento).
As vertentes escarpadas e altas da região do Curral das Freiras revelam uma geologia e estrutura vulcânica complexa, com grande diversidade litológica e estratigráfica, expondo maioritariamente formações do Complexo Vulcânico Intermédio (CVM1, CVM2 e CVM3) bem como as superfícies de inconformidade que as separam.
No interior do vale destaca-se uma forma de relevo mais baixa e de topo aplanado sobre o qual se estabeleceu a vila do Curral das Freiras. Este patamar é composto por depósitos de brechas muito heterométricas resultantes de um importante evento de movimento de massa, do tipo deslizamento.

 

Notas relevantes

A visita ao local de interesse geológico é da inteira responsabilidade do utilizador.
O utilizador deve tomar as devidas precauções quando visita o local, tendo em atenção as condições  do terreno,  condições climatéricas e outros perigos, para que não se criem situações que coloquem a sua integridade e a de outros em risco.
O utilizador deve respeitar a propriedade privada. O acesso a zonas privadas requer autorização prévia dos proprietários.
O utilizador deve respeitar o património natural mantendo-o intacto.  O impacto das suas ações deve ser mínimo.

 

Como Citar

BRUM DA SILVEIRA, A.; PRADA, S.; RAMALHO, R.; MADEIRA, J.; FONSECA, P.; CANHA, E.; BRILHA, J. (2012). Inventariação do Património Geológico da Ilha da Madeira. Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais - Relatório Final, 414 p. In: https://geodiversidade.madeira.gov.pt

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.