Código do geossítio: PM04 Denominação: Miradouro da Véu da Noiva Categoria temática: Recursos Hídricos, Geomorfologia e Movimentos de Massa |
Concelho: Porto Moniz Freguesia: Seixal Área do local: 0,1 -10 ha Coordenadas(1):32°48'58.1'' N 17°05'42.7'' W Altitude: 115 m Acessibilidade: fácil Distância à estrada asfaltada mais próxima: 10 m Condições de observação: boas (1) Coordenadas do geossítio e/ou melhor ponto de visualização |
Descrição sumária
O Véu da Noiva é a foz suspensa da ribeira de João Delgado e resultou de um recuo rápido da costa, relativamente a processos de incisão fluvial por erosão vertical.
As ribeiras de carácter permanente, categoria na qual a Ribeira de João Delgado se inclui, na ausência de precipitação, são alimentadas a partir de escoamento subterrâneo proveniente das inúmeras nascentes, particularmente caudalosas na vertente norte. Esta abundância de água subterrânea deve-se essencialmente ao clima, à presença de vegetação e à constituição geológica da ilha da Madeira.
Apenas uma pequena parte do escoamento desta bacia hidrográfica é captado e transportado pela levada do norte até à costa sul da ilha. O restante, que está na origem do Véu da Noiva, escoa através da foz suspensa, projetando-se para o mar.
Notas relevantes
O utilizador deve tomar as devidas precauções quando visita o local, tendo em atenção as condições do terreno, condições climatéricas e outros perigos, para que não se criem situações que coloquem a sua integridade e a de outros em risco.
O utilizador deve respeitar a propriedade privada. O acesso a zonas privadas requer autorização prévia dos proprietários.
O utilizador deve respeitar o património natural mantendo-o intacto. O impacto das suas ações deve ser mínimo.
Como Citar
BRUM DA SILVEIRA, A.; PRADA, S.; RAMALHO, R.; MADEIRA, J.; FONSECA, P.; CANHA, E.; BRILHA, J. (2012). Inventariação do Património Geológico da Ilha da Madeira. Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais - Relatório Final, 414 p. In: https://geodiversidade.