Pesquisar

A- A A+

Login

Iniciar sessão

Login

Utilizador *
Senha *
Memorizar

M01PSL03 - Dunas da Prainha

 Dunas da Prainha © Brum da Silveira

Código do geossítio: M01PSL03

Denominação: Dunas da Prainha

Categoria temática: Sedimentologia e Paleontologia 

Localização geográfica no ortofotomapa - M01PSL06

Concelho: Machico

Freguesia: Caniçal

Área do local: 0,1 - 10  ha

Coordenadas(1):32°44'42.6'' N 16°42'56.3'' W

Altitude: 60 m

Acessibilidade: fácil

Distância à estrada asfaltada mais próxima: 1 m

Condições de observação: boas

(1) Coordenadas do geossítio e/ou melhor ponto de visualização

 

Descrição sumária 

As Dunas da Piedade correspondem a uma cobertura de areias eólicas com idade que se estende do Plistocénico Médio (200 a 300 mil anos) ao Holocénico (8500 a 4500 anos B.P.). As areias são constituídas por bioclastos (conchas, algas calcárias, espículas de ouriços, carapaças de foraminíferos, etc.), mineroclastos (grãos rolados de olivina e piroxena) e litoclastos (fragmentos de rochas de composição basáltica). Apesar da sua origem ser marinha, o processo de deposição e acumulação é subaéreo, sendo comprovado pela estrutura do depósito e presença significativa de fósseis de gastrópodes terrestres (pulmonados), cujas espécies foram descritas por Wollaston (1878) e Silva (1957), ossos de ave e cascas de ovos.
Nos depósitos eólicos é possível observar rizoconcreções (muito frágeis) assim como horizontes de carbonatação pedogenética (2 fácies, uma maciça e outra pulverulenta).

 

Notas relevantes

A visita ao local de interesse geológico é da inteira responsabilidade do utilizador.
O utilizador deve tomar as devidas precauções quando visita o local, tendo em atenção as condições  do terreno,  condições climatéricas e outros perigos, para que não se criem situações que coloquem a sua integridade e a de outros em risco.
O utilizador deve respeitar a propriedade privada. O acesso a zonas privadas requer autorização prévia dos proprietários.
O utilizador deve respeitar o património natural mantendo-o intacto.  O impacto das suas ações deve ser mínimo.

 

Como Citar

BRUM DA SILVEIRA, A.; PRADA, S.; RAMALHO, R.; MADEIRA, J.; FONSECA, P.; CANHA, E.; BRILHA, J. (2012). Inventariação do Património Geológico da Ilha da Madeira. Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais - Relatório Final, 414 p. In: https://geodiversidade.madeira.gov.pt

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.