O Monumento Natural da Praia do Porto Santo engloba o geossítio com o mesmo nome. Trata-se de uma praia constituída por areias essencialmente calcárias compostas por fragmentos de conchas, de corais e de algas calcárias que lhe conferem uma cor amarela característica e, em pequena quantidade, grãos cinzentos provenientes de rochas vulcânicas. Este areal assenta sobre uma base rochosa conhecida por lajedo.
Mais informações geológicas relativas a este monumento natural, poderão ser consultadas neste site, mais concretamente no geossítio PSt01 - Praia
Os seus limites territoriais são definidos como a área costeira entre a Ponta da Calheta, a sul, e o paredão oeste do Porto de Abrigo, a norte, englobando o areal e os sistemas dunares, quando presentes.
Toda a área é considerada de Tipo I: devem-se privilegiar os atos e atividades no âmbito da investigação e conhecimento, da conservação da natureza e dos valores naturais, paisagísticos, culturais e geológicos, assegurando-se sempre o uso sustentável dos recursos, garantindo o desenvolvimento socioeconómico local, e a salvaguarda do equilíbrio ambiental.