Pesquisar

A- A A+

Login

Iniciar sessão

Login

Utilizador *
Senha *
Memorizar

SV04 - Vale de São Vicente

Leques aluviais © Brum da Silveira

Código do geossítio: SV04

Denominação: Vale de São Vicente

Categoria temática: Geomorfologia, Movimentos de massa e Sedimentologia

Localização geográfica no ortofotomapa - SV01

Concelho: São Vicente

Freguesia: São Vicente

Área do local: 10 -1000 ha

Coordenadas(1):32°46'47.5'' N 17°01'45.2'' W

Altitude: 386 m

Acessibilidade: fácil

Distância à estrada asfaltada mais próxima: 1 m

Condições de observação: boas

(1) Coordenadas do geossítio e/ou melhor ponto de visualização

 

Descrição sumária 

O vale de São Vicente é um dos vales mais evoluídos da ilha da Madeira apresentando uma génese complexa, caracterizada por processos de erosão remontante diferencial, movimentos de massa, e por vários episódios de enchimento sedimentar e vulcânico.
Neste geossitio, localizado à beira da estrada regional 101, no Lombo da Vargem, é possível observar, no interior da bacia hidrográfica da Ribeira de São Vicente, um conjunto de formas de relevo caracterizadas por interflúvios de topo aplanado. Estes elementos da paisagem correspondem a relíquias de antigas superfícies de enchimento sedimentar construídas por sistemas de leques aluviais provenientes de canais de escoamento, de carácter torrencial, que drenaram para o interior da bacia hidrográfica. Aqueles leques aluviais são constituídos por depósitos de associações de fácies conglomeráticas/brechóides, do tipo debris-flow.

 

Notas relevantes

A visita ao local de interesse geológico é da inteira responsabilidade do utilizador.
O utilizador deve tomar as devidas precauções quando visita o local, tendo em atenção as condições  do terreno,  condições climatéricas e outros perigos, para que não se criem situações que coloquem a sua integridade e a de outros em risco.
O utilizador deve respeitar a propriedade privada. O acesso a zonas privadas requer autorização prévia dos proprietários.
O utilizador deve respeitar o património natural mantendo-o intacto.  O impacto das suas ações deve ser mínimo.

 

 

Como Citar

BRUM DA SILVEIRA, A.; PRADA, S.; RAMALHO, R.; MADEIRA, J.; FONSECA, P.; CANHA, E.; BRILHA, J. (2012). Inventariação do Património Geológico da Ilha da Madeira. Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais - Relatório Final, 414 p. In: https://geodiversidade.madeira.gov.pt

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.