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Concurso Escolar "GEA - Terra Mãe" 2022/2023

CARTAZ 22-23
 
A Água do Arquipélago da Madeira


CONDIÇÕES DE CANDIDATURA

O concurso escolar destina-se aos alunos que frequentam os niveis de ensino desde o infantário ao secundário e ainda o ensino profissional, ou seja, podem concorrer os alunos que frequentam o:

Infantário; Pré - Escolar; 1º, 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico; Secundário;  Ensino Profissional e Ensino Recorrente. 


COMO PODE CONCORRER

  • Cada candidatura deve ser apresentada por turma ou interturmas (do mesmo ciclo de ensino), com um limite mínimo de 2 (dois) participantes e o máximo de 4 (quatro);
  • Dentro da mesma turma ou entre turmas podem candidatar-se vários trabalhos/ projetos desde que seja respeitado o número mínimo e máximo de participantes por grupo;
  • Podem candidatar-se a este concurso alunos que frequentem atividades extracurriculares, nomeadamente: clubes, projetos, etc..;
  • A (s) candidatura (s) deve (m) ser realizada (s) através do preenchimento e submissão do inquérito, disponível neste link. 
    ATENÇÃO:  o preenchimento de um inquérito refere-se apenas a um, e um só, trabalho a ser candidato.


OBJETIVOS

 Os trabalhos a concurso devem:

  • Sensibilizar para a importância dos conhecimentos no domínio das geociências;
  • Desenvolver ações teóricas e práticas em articulação com os conteúdos programáticos de todas as áreas do conhecimento;
  • Compreender a importância do recurso água no arquipélago da Madeira;
  • Entender as origens da água na ilha da Madeira e na ilha do Porto Santo;
  • Implementar práticas de uso sustentável da água
  • Relacionar o aumento das reservas de água com o aumento da pluviosidade no ano hidrológico.
  • Enquadrar os Objetivos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável nos trabalhos apresentados, em particular, o ODS 6 e o ODS 13 ;
  • Desenvolver ideias e projetos práticos que promovam a compreensão ao nível da origem, da valorização e da sustentabilidade do recurso água, tendo por base a mitigação das alterações climáticas (onde vivem e ou estudam).


ENQUADRAMENTO CIENTÍFICO E PEDAGÓGICO

 Água no arquipélago da Madeira

Essencial à vida, mas ao nível global sob enormes ameaças. As alterações climáticas, o uso dos solos, a produção de energia, a indústria, a agricultura, o turismo, o desenvolvimento urbano e a evolução demográfica são fatores que muito fragilizam o recurso água. o planeta apenas 2% da água do planeta é doce, isto significa que em 2030 a escassez no abastecimento de água pode atingir os 40%.
Na ilha da Madeira, a ocorrência e a abundância de água, está intimamente relacionada com a orientação do relevo, com a presença de vegetação e com a constituição geológica. A ilha corresponde ao topo de um grande vulcão escudo, com cerca de 5500 metros, que se eleva desde o fundo do oceano. Constituída por uma alternância de escoadas basálticas permeáveis, com formações impermeáveis de várias naturezas, a ilha da Madeira encontra-se profundamente atravessada por filões, originando uma estrutura heterogénea e complexa.
Não obstante a ocorrência, a circulação e o armazenamento da água subterrânea na Madeira apresentarem especificidades decorrentes do carácter heterogéneo e anisótropo, característico dos meios insulares vulcânicos, as águas subterrâneas garantem, quase exclusivamente, o abastecimento de água à população. Com uma elevada densidade populacional (250 000 habitantes, e visitada, anualmente, por mais de um milhão de turistas), o volume anual de recursos hídricos subterrâneos, consumido no abastecimento público, indústria, rega e produção de energia é de aproximadamente 185 000 000 m3.
As principais zonas de recarga situam-se nas zonas mais altas da ilha, principalmente nas de menor declive, onde a precipitação atinge valores mais elevados e as formações vulcânicas são mais recentes e mais permeáveis, como é o caso dos planaltos do Paul da Serra, do Chão da Lagoa e do Santo da Serra. Nestas zonas, o fluxo é descendente, não saturado, originando aquíferos suspensos sempre que é impedido, pela presença de níveis horizontais de permeabilidade reduzida, de prosseguir o seu percurso.
Na ilha do Porto Santo, devido à sua baixa altitude e à constituição geológica, os recursos hídricos são escassos, tendo, desde a sua colonização, condicionado fortemente o desenvolvimento da sua população. Esta escassez de recurso foi responsável, por várias vezes na sua história, por secas intensas acompanhadas de fomes que levaram a várias ondas de emigração e decréscimos populacionais. Historicamente, a água nesta ilha era captada nas poucas nascentes existentes, bem como em poços e noras movidos por moinhos ou animais. A água subterrânea é, normalmente, altamente mineralizada, quase salobra. A água da chuva e do pouco escoamento superficial também é captada e armazenada para consumo ou irrigação. Apenas nos anos 90 se resolveu definitivamente a problemática da escassez de água nesta ilha, com a construção de uma estação dessalinizadora, pertença da entidade gestora de água no arquipélago. Esta estação permite a transformação de água do mar em água potável.
A pesquisa e a conceção de projetos pelos alunos, possibilitará a compreensão da origem da água no arquipélago da Madeira e a complexidade do seu transporte até às suas casas. A valorização e a sustentabilidade deste recurso essencial à vida, permitirá a reflexão e a ação no quotidiano dos alunos e da comunidade educativa no assumir do compromisso com a redução dos consumos de água.

   


SUGESTÕES DE TEMAS GERAIS DE TRABALHO:

  • A origem da água na ilha da Madeira.
  • A origem da água na ilha do Porto Santo

  • A sustentabilidade da água no arquipélago da Madeira

  • A importância da água no arquipélago da Madeira.

  • As reservas de água no arquipélago da Madeira e o abastecimento público.

  • Outros.


FORMATO DOS TRABALHOS A APRESENTAR A CONCURSO

 formatos

PRAZO LIMITE DAS CANDIDATURAS

Até 13 de janeiro de 2023.

PRAZO LIMITE DA ENTREGA DOS TRABALHOS

28 de abril de 2023

ENVIO DOS TRABALHOS

  •  Os trabalhos nos formatos: cartaz/poster, tela, jogo/ puzzle  e impressão 3D, devem ser entregues em mão ou por correio, na sede da Secretaria Regional do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas (5.º andar), à Rua Dr. Pestana Júnior, n.º 6, 9064-506 Funchal.

  • Os restantes trabalhos nos formatos: vídeo, spots publicitários e fotorreportagens deverão ser enviados através dos serviços de armazenamento/partilha de ficheiros online (WeTransfer, Onedrive, Dropbox, GDrive), cuja ligação de partilha deve ser enviada para o endereço eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ter o JavaScript autorizado para o visualizar.

 

JURI

Os trabalhos apresentados a concurso serão avaliados pelo seguinte júri:

  • Doutor Eng.º João Baptista

    Investigador integrado do Centro de Investigação GEOBIOTEC, FCT, Universidade de Aveiro;
  • Dr. Vasco Cunha

    Coordenador do Programa Educamedia - Direção Regional da Educação;
  • Dr. Ilídio Sousa

    Membro do Comité Nacional para  o Programa Internacional de Geociências (IGCP);
  • Dr. José Manuel Silva

    Coordenador Regional do Concurso Escolar GEA – Terra Mãe - Gabinete da Secretária Regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas.


Das decisões do júri não haverá recurso.
Os casos omissos do regulamento serão resolvidos por deliberação do júri.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

  • Adequação do tema/ subtema à mensagem.
  • Rigor científico.
  • Eficácia da mensagem.
  • Originalidade.
  • Criatividade.
  • Qualidade estética.
  • Qualidade técnica.

PRÉMIOS

  • Todos os alunos a concurso receberão um prémio de participação, uma oferta da Secretaria Regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas

  • Será entregue um prémio ao melhor trabalho de cada formato, por cada escalão.

  • Serão atribuídos certificados de participação aos alunos e professores.

  • Prémio para os (as) professores (as) que apresentarem o melhor tabalho com os seus alunos,independentemente do formato e escalão

DATA DA ENTREGA DOS PRÉMIOS

Em cerimónia com data a divulgar oportunamente. 

EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS DOS ALUNOS 

Data a divulgar oportunamente.


REGULAMENTO DO CONCURSO

As informações acima disponibilizadas não dispensa a consulta cuidada do Regulamento do Concurso Escolar "GEA - Terra Mãe" 2022/2023. 

Cartaz do Concurso Escolar GEA-Terra Mãe 2022/2023

 4cartaz GEA 2022 2023 redimensionado

 

  ORGANIZAÇÃO/COORDENAÇÃO                                                                                                                                                                                       

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