![]() |
A Água do Arquipélago da Madeira
CONDIÇÕES DE CANDIDATURA
O concurso escolar destina-se aos alunos que frequentam os niveis de ensino desde o infantário ao secundário e ainda o ensino profissional, ou seja, podem concorrer os alunos que frequentam o:
Infantário; Pré - Escolar; 1º, 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico; Secundário; Ensino Profissional e Ensino Recorrente.
COMO PODE CONCORRER
- Cada candidatura deve ser apresentada por turma ou interturmas (do mesmo ciclo de ensino), com um limite mínimo de 2 (dois) participantes e o máximo de 4 (quatro);
- Dentro da mesma turma ou entre turmas podem candidatar-se vários trabalhos/ projetos desde que seja respeitado o número mínimo e máximo de participantes por grupo;
- Podem candidatar-se a este concurso alunos que frequentem atividades extracurriculares, nomeadamente: clubes, projetos, etc..;
- A (s) candidatura (s) deve (m) ser realizada (s) através do preenchimento e submissão do inquérito, disponível neste link.
ATENÇÃO: o preenchimento de um inquérito refere-se apenas a um, e um só, trabalho a ser candidato.
OBJETIVOS
Os trabalhos a concurso devem:
- Sensibilizar para a importância dos conhecimentos no domínio das geociências;
- Desenvolver ações teóricas e práticas em articulação com os conteúdos programáticos de todas as áreas do conhecimento;
- Compreender a importância do recurso água no arquipélago da Madeira;
- Entender as origens da água na ilha da Madeira e na ilha do Porto Santo;
- Implementar práticas de uso sustentável da água;
- Relacionar o aumento das reservas de água com o aumento da pluviosidade no ano hidrológico.
- Enquadrar os Objetivos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável nos trabalhos apresentados, em particular, o ODS 6 e o ODS 13 ;
- Desenvolver ideias e projetos práticos que promovam a compreensão ao nível da origem, da valorização e da sustentabilidade do recurso água, tendo por base a mitigação das alterações climáticas (onde vivem e ou estudam).
ENQUADRAMENTO CIENTÍFICO E PEDAGÓGICO
Água no arquipélago da Madeira
Essencial à vida, mas ao nível global sob enormes ameaças. As alterações climáticas, o uso dos solos, a produção de energia, a indústria, a agricultura, o turismo, o desenvolvimento urbano e a evolução demográfica são fatores que muito fragilizam o recurso água. o planeta apenas 2% da água do planeta é doce, isto significa que em 2030 a escassez no abastecimento de água pode atingir os 40%.
Na ilha da Madeira, a ocorrência e a abundância de água, está intimamente relacionada com a orientação do relevo, com a presença de vegetação e com a constituição geológica. A ilha corresponde ao topo de um grande vulcão escudo, com cerca de 5500 metros, que se eleva desde o fundo do oceano. Constituída por uma alternância de escoadas basálticas permeáveis, com formações impermeáveis de várias naturezas, a ilha da Madeira encontra-se profundamente atravessada por filões, originando uma estrutura heterogénea e complexa.
Não obstante a ocorrência, a circulação e o armazenamento da água subterrânea na Madeira apresentarem especificidades decorrentes do carácter heterogéneo e anisótropo, característico dos meios insulares vulcânicos, as águas subterrâneas garantem, quase exclusivamente, o abastecimento de água à população. Com uma elevada densidade populacional (250 000 habitantes, e visitada, anualmente, por mais de um milhão de turistas), o volume anual de recursos hídricos subterrâneos, consumido no abastecimento público, indústria, rega e produção de energia é de aproximadamente 185 000 000 m3.
As principais zonas de recarga situam-se nas zonas mais altas da ilha, principalmente nas de menor declive, onde a precipitação atinge valores mais elevados e as formações vulcânicas são mais recentes e mais permeáveis, como é o caso dos planaltos do Paul da Serra, do Chão da Lagoa e do Santo da Serra. Nestas zonas, o fluxo é descendente, não saturado, originando aquíferos suspensos sempre que é impedido, pela presença de níveis horizontais de permeabilidade reduzida, de prosseguir o seu percurso.
Na ilha do Porto Santo, devido à sua baixa altitude e à constituição geológica, os recursos hídricos são escassos, tendo, desde a sua colonização, condicionado fortemente o desenvolvimento da sua população. Esta escassez de recurso foi responsável, por várias vezes na sua história, por secas intensas acompanhadas de fomes que levaram a várias ondas de emigração e decréscimos populacionais. Historicamente, a água nesta ilha era captada nas poucas nascentes existentes, bem como em poços e noras movidos por moinhos ou animais. A água subterrânea é, normalmente, altamente mineralizada, quase salobra. A água da chuva e do pouco escoamento superficial também é captada e armazenada para consumo ou irrigação. Apenas nos anos 90 se resolveu definitivamente a problemática da escassez de água nesta ilha, com a construção de uma estação dessalinizadora, pertença da entidade gestora de água no arquipélago. Esta estação permite a transformação de água do mar em água potável.
A pesquisa e a conceção de projetos pelos alunos, possibilitará a compreensão da origem da água no arquipélago da Madeira e a complexidade do seu transporte até às suas casas. A valorização e a sustentabilidade deste recurso essencial à vida, permitirá a reflexão e a ação no quotidiano dos alunos e da comunidade educativa no assumir do compromisso com a redução dos consumos de água.
SUGESTÕES DE TEMAS GERAIS DE TRABALHO:
- A origem da água na ilha da Madeira.
- A origem da água na ilha do Porto Santo
- A sustentabilidade da água no arquipélago da Madeira
- A importância da água no arquipélago da Madeira.
- As reservas de água no arquipélago da Madeira e o abastecimento público.
- Outros.
PRAZO LIMITE DAS CANDIDATURAS
Até 13 de janeiro de 2023.
PRAZO LIMITE DA ENTREGA DOS TRABALHOS
28 de abril de 2023
ENVIO DOS TRABALHOS
- Os trabalhos nos formatos: cartaz/poster, tela, jogo/ puzzle e impressão 3D, devem ser entregues em mão ou por correio, na sede da Secretaria Regional do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas (5.º andar), à Rua Dr. Pestana Júnior, n.º 6, 9064-506 Funchal.
- Os restantes trabalhos nos formatos: vídeo, spots publicitários e fotorreportagens deverão ser enviados através dos serviços de armazenamento/partilha de ficheiros online (WeTransfer, Onedrive, Dropbox, GDrive), cuja ligação de partilha deve ser enviada para o endereço eletrónico:
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ter o JavaScript autorizado para o visualizar.
JURI
Os trabalhos apresentados a concurso serão avaliados pelo seguinte júri:
- Doutor Eng.º João Baptista
Investigador integrado do Centro de Investigação GEOBIOTEC, FCT, Universidade de Aveiro;
- Dr. Vasco Cunha
Coordenador do Programa Educamedia - Direção Regional da Educação;
- Dr. Ilídio Sousa
Membro do Comité Nacional para o Programa Internacional de Geociências (IGCP);
- Dr. José Manuel Silva
Coordenador Regional do Concurso Escolar GEA – Terra Mãe - Gabinete da Secretária Regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas.
Das decisões do júri não haverá recurso.
Os casos omissos do regulamento serão resolvidos por deliberação do júri.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
- Adequação do tema/ subtema à mensagem.
- Rigor científico.
- Eficácia da mensagem.
- Originalidade.
- Criatividade.
- Qualidade estética.
- Qualidade técnica.
PRÉMIOS
- Todos os alunos a concurso receberão um prémio de participação, uma oferta da Secretaria Regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas
- Será entregue um prémio ao melhor trabalho de cada formato, por cada escalão.
- Serão atribuídos certificados de participação aos alunos e professores.
- Prémio para os (as) professores (as) que apresentarem o melhor tabalho com os seus alunos,independentemente do formato e escalão
DATA DA ENTREGA DOS PRÉMIOS
Em cerimónia com data a divulgar oportunamente.
EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS DOS ALUNOS
Data a divulgar oportunamente.
As informações acima disponibilizadas não dispensa a consulta cuidada do Regulamento do Concurso Escolar "GEA - Terra Mãe" 2022/2023.
Links de Interesse
Como fazer uma Notícia (texto jornalístico) - aqui
GEA-Terra 2021/2022
https://geodiversidade.madeira.gov.pt/geoeducacao/geoescolas/gea-terra-mae-2021-2022.html
GEA-Terra 2020/2021
https://geodiversidade.madeira.gov.pt/geoeducacao/geoescolas/gea-terra-2020-2021.html
Exposição Virtual GEA 21/22
https://www.artsteps.com/view/627ccd67b1880d9fec5fb6cf
Exposição Virtual GEA 20/21
https://www.artsteps.com/embed/60a394e5dc8d39903579ce32/1280/720
Projetos Multimédia GEA 21/22
https://www.youtube.com/channel/UC8mZp1Q46k4iDd2zccyDu8A/videos
Projetos Multimédia GEA 20/21
https://www.youtube.com/channel/UCYG9Y9Uv0ITi_nOyw2si33w/videos
ORGANIZAÇÃO/COORDENAÇÃO
PATROCINADORES