Código do geossítio: PS01 Denominação: Sítio das Pedras Categoria temática: Geomorfologia e Sedimentologia |
Concelho: Ponta do Sol Freguesia: Ponta do Sol Área do local: 10 -1000 ha Coordenadas(1):32°44'30.8'' N 17°03'56.0'' W Altitude: 1493 m Acessibilidade: moderada Distância à estrada asfaltada mais próxima: 840 m Condições de observação: boas (1) Coordenadas do geossítio e/ou melhor ponto de visualização |
Descrição sumária
Este geossítio consiste em formas de relevo e depósitos resultantes da ação de um glaciar de planalto, possivelmente contemporâneo da última era glaciar (Würm), quando a temperatura média do ar era mais baixa e o nível médio das águas do mar se encontrava ≈ 140 metros abaixo do que o atual.
Em relação aos depósitos, destacam-se os empilhamentos de blocos prismáticos de basalto de grande envergadura, com muito pouco deslocamento, e que resultam do desmoronamento de uma escoada espessa (material lávico com vários metros de altura que solidificou), com disjunção colunar ou prismática, alteração existente nas rochas vulcânicas, relacionada com contrações que se geram no seio da escoada, aquando do arrefecimento e solidificação da lava, formando assim, prismas de forma hexagonal que são sempre perpendiculares à superfície de arrefecimento.
Para além destas estruturas, ocorrem formas de relevo resultantes da movimentação do glaciar, nomeadamente vales pouco encaixados em forma de U, pequenos anfiteatros do tipo circo glaciário de planalto e rochas estriadas.
Num destes anfiteatros, denominado Fajã Redonda, situa-se um curral, abandonado em meados dos anos 90, com a retirada do gado das serras. O Paul da Serra era muito visitado por altura das tosquias, sendo o gado reunido nestes currais. Este curral estava adstrito à população da Ponta do Sol.
Mais informações relativas a este geossítio, encontram-se disponíveis na ficha de inventariação.
Notas relevantes
A visita ao local de interesse geológico é da inteira responsabilidade do utilizador.
O utilizador deve tomar as devidas precauções quando visita o local, tendo em atenção as condições do terreno, condições climatéricas e outros perigos, para que não se criem situações que coloquem a sua integridade e a de outros em risco.
O utilizador deve respeitar a propriedade privada. O acesso a zonas privadas requer autorização prévia dos proprietários.
O utilizador deve respeitar o património natural mantendo-o intacto. O impacto das suas ações deve ser mínimo.
Como Citar
BRUM DA SILVEIRA, A.; PRADA, S.; RAMALHO, R.; MADEIRA, J.; FONSECA, P.; CANHA, E.; BRILHA, J. (2012). Inventariação do Património Geológico da Ilha da Madeira. Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais - Relatório Final, 414 p. In: https://geodiversidade.