Open menu
  • Banner 2 Geoeducação
  • Banner 1 Geoeducação

Concurso Escolar "GEA - Terra Mãe" 2019/2020

 
Cartaz Divulgacao digital correta 
Territórios UNESCO e as Alterações Climáticas: desafios e soluções

Concurso Suspenso, este ano letivo, devido à COVID-19


QUEM PODE CONCORRER

O concurso escolar destina-se aos alunos que frequentam os niveis de ensino desde o infantário ao secundário e ainda o ensino profissional, ou seja, podem concorrer os alunos que frequentam o:

Infantário; Pré - Escolar; 1º, 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico; Secundário e Ensino Profissional.

 

COMO PODE CONCORRER

  • Cada candidatura deve ser apresentada por turma ou interturmas, com um limite mínimo de 2 (dois) participantes e o máximo de 4 (quatro);
  • Dentro da mesma turma ou entre turmas podem candidatar-se vários trabalhos/ projetos desde que seja respeitado o número mínimo e máximo de participantes por grupo;
  • Podem candidatar-se a este concurso alunos que frequentem atividades extracurriculares, nomeadamente: clubes, projetos, etc..;
  • A (s) candidatura (s) deve (m) ser realizada (s) através do preenchimento e submissão do inquérito, disponível neste link. 
    ATENÇÃO:  o preenchimento de um inquérito refere-se apenas a um, e um só, trabalho a ser candidato.


OBJETIVOS

 Os trabalhos a concurso devem:

  • Sensibilizar para a importância dos conhecimentos no domínio das geociências;
  • Desenvolver ações teóricas e práticas em articulação com os conteúdos programáticos de todas as áreas do conhecimento;
  • Conhecer os territórios UNESCO existentes no arquipélago da Madeira e em Portugal continental;
  • Procurar soluções para melhoraria do ambiente em que vivemos, estabelecendo pontes para aspetos concretos que se relacionam com a importância e gestão das florestas, o ciclo da água, as alterações climáticas, bem como na procura de soluções que promovam o fabrico de materiais mais sustentáveis e energeticamente eficientes, cujas consequências influenciam a saúde do planeta Terra e a sobrevivência da Humanidade;
  • Enquadrar os Objetivos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável nos trabalhos apresentados, em particular, o ODS 13:
  • Desenvolver ideias e projetos práticos que promovam a valorização e conservação da natureza tendo por base a mitigação das alterações climáticas  (onde vivem ou estudam).


ENQUADRAMENTO CIENTÍFICO E PEDAGÓGICO

O tema “Territórios da UNESCO e as alterações climáticas: desafios e soluções”, de certa forma, já trabalhado pelos professores na sala de aula ou em projetos que poderão estar ou não relacionados com o programa Eco-Escolas, sendo que a temática “alterações climáticas: desafios e soluções” é provavelmente de abordagem mais comum, enquanto a questão “Territórios da UNESCO…” de abordagem, possivelmente menos comum. Estes territórios classificados pela UNESCO, como acontece no caso concreto da Região Autónoma da Madeira (Laurissilva da Madeira, Santana Madeira Biosfera) e as restantes espalhadas pelo país, não esquecendo a aspirante Ilha do Porto Santo a Reserva da Biosfera, são únicos em termos da biodiversidade, da conservação e no caso concreto das reservas da biosfera os aspetos culturais e arquitetónicos também são relevantes na relação sustentável Homem e biogeodiversidade. No entanto, prevê-se que 71% dos sítios naturais da UNESCO serão afetados pelas alterações climáticas.

Lembrando que são os combustíveis fósseis os que provocam maiores emissões de CO2 (62%), e que desde 1970 há uma tendência de subida da temperatura, as consequências dessa subida, como os fenómenos de extremos meteorológicos mais frequentes ou a subida do nível do mar, que levam a ciclones tropicais também mais intensos e com mudança de trajetória, aproximando-se da Europa. A juntar a tudo isto, há a destruição de recifes de coral pelo aumento da temperatura da água, há a "descida abrupta" do pH dos oceanos (água mais ácida devido à absorção do CO2), que se tinha mantido constante nos últimos 25 milhões de anos, e há uma tendência cada vez maior de menos chuva nos países do sul da Europa e no Mediterrâneo, na ordem dos 30% menos (Santos, F. 2019). 

É muito urgente a união de esforços numa só causa que é a mitigação das alterações climáticas, um desafio que as escolas e os professores têm abraçado e que deverão continuar a investir através de uma educação centrada no aluno. O Concurso Escolar GEA - Terra Mãe desafia, este ano letivo, os alunos e professores a refletirem, mais uma vez sobre este tema, a se increverem e a apresentarem trabalhos que demonstrem ações de contributo à mitigação às alterações climáticas, que insidam em atitudes comportamentais ou que sensibilizem a comunidade para esta realidade atual. Estas ações e medidas de sensibilização poderão desenrolar-se na escola como na comunidade e que, mesmo quando não sendo desenvolvidas diretamente nos territórios da UNESCO, o contributo individual, por exemplo, na poupança de água, na utilização dos transportes públicos ou caminhar a pé em vez de usar o carro particular, preferir as energias renováveis em detrimento das dependentes dos combustíveis fósseis ou na impossibilidade da implementação destas últimas desligar as luzes e os aparelhos elétricos sempre que não estão a ser utilizados e etc., são contributos extremamente importantes para a salvaguarda destes territórios e do Planeta.
Este concurso visa, igualmente, promover os 17 objetivos da Agenda 2030 do Desenvolvimento Sustentável (ODS), sendo que neste ano letivo será dado particular enfoque ao ODS 13 – Ação Climática. Para facilitar o enquadramento dos trabalhos e ou projetos a desenvolver em relação ao ODS 13 é sugerida a consulta sobre esta matéria nesta website

   


SUGESTÕES DE TEMAS GERAIS DE TRABALHO:

  • O solo e as alterações climáticas, desafios e soluções.
  • A floresta e as alterações climáticas.

  • A reflorestação poderá diminuir os efeitos das alterações climáticas?

  • Subida do nível médio das águas do mar, desafios e soluções.

  • A seca, desafios e soluções.

  • Economia circular.

  • Energias renováveis.

  • Outros.


FORMATO DOS TRABALHOS A APRESENTAR A CONCURSO

Formatos dos trabalhos

PRAZO LIMITE DAS CANDIDATURAS

Até 17 de janeiro de 2020

PRAZO LIMITE DA ENTREGA DOS TRABALHOS

30 de abril de 2020

Prorrogado para:

22 de maio de 2020, em virtude do encerramento das escolas (VOVID-19).
Esta data pode sofrer alteração, pois dependerá do evoluir da situação do COVID 19 na Região Autónoma da Madeira e das medidas de contenção que eventualmente sejam implementadas pelas entidades competentes.

ENVIO DOS TRABALHOS

  •  Os trabalhos nos formatos: cartaz/poster, tela, jogo/ puzzle e protótipos/ simuladores e impressão 3D, devem ser entregues em mão ou por correio, na sede da Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais (5.º andar), à Rua Dr. Pestana Júnior, n.º 6, 9064-506 Funchal.

  • Os restantes trabalhos nos formatos: vídeo, spots publicitários e fotorreportagens deverão ser enviados através dos serviços de armazenamento/partilha de ficheiros online (WeTransfer, Onedrive, Dropbox, GDrive), cuja ligação de partilha deve ser enviada para o endereço eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ter o JavaScript autorizado para o visualizar.

 

JURI

Os trabalhos apresentados a concurso serão avaliados pelo seguinte júri:

  • Doutor Eng.º João Baptista

    Investigador integrado do Centro de Investigação GEOBIOTEC, FCT, Universidade de Aveiro;
  • Dr. Vasco Cunha

    Coordenador do Programa Educamedia - Direção Regional da Educação;
  • Dr. Ilídio Sousa

    Membro do Comité Nacional para  o Programa Internacional de Geociências (IGCP);

  • Dr.ª Ana Neves

    Membro da Associação Insular de Geografia;
  • Dr. José Manuel Silva

    Coordenador Regional do Concurso Escolar GEA – Terra Mãe - Gabinete da Secretária Regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas.


Das decisões do júri não haverá recurso.
Os casos omissos do regulamento serão resolvidos por deliberação do júri.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

  • Adequação do tema/ subtema à mensagem.
  • Rigor científico.
  • Eficácia da mensagem.
  • Originalidade.
  • Criatividade.
  • Qualidade estética.
  • Qualidade técnica.

PRÉMIOS

  1. Todos os alunos a concurso receberão um prémio de participação.

  2. Será entregue um prémio ao melhor trabalho de cada formato, por cada escalão.

  3. Serão atribuídos certificados de participação aos alunos e professores.

  4. Prémio para os (as) professores (as) que apresentarem o melhor tabalho com os seus alunos,independentemente do formato e escalão: Voucher de 2 noites no Hotel The Vine/Voucher de 2 noites no Caju Le Petit Hotel. 

 

DATA DA ENTREGA DOS PRÉMIOS

Em cerimónia com data a divulgar oportunamente. 

EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS DOS ALUNOS 

Data a divulgar oportunamente.


REGULAMENTO DO CONCURSO

As informações acima disponibilizadas não dispensa a consulta cuidada do Regulamento do Concurso Escolar "GEA - Terra Mãe" 2019/2020. 

Cartaz do Concurso Escolar GEA-Terra Mãe 2019/2020

Cartaz GEA 19 20 regional

 

                                                                                                                                                                                                               

   sraac  sre   IGCP pt logopq CNULOGO AIG

 PATROCINADORES:

Logo cores png1Especial Tag5

   

 

 

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.