Código do geossítio: M02 Denominação: Foz da Ribeira do Natal Categoria temática: Vulcanologia, Litologia e Sedimentologia |
Concelho: Machico Freguesia: Caniçal Área do local: 10 -1000 ha Coordenadas(1): 32°44'07.9"N 16°44'45.1"W Altitude: 4 m Acessibilidade: fácil Distância à estrada asfaltada mais próxima: 0 m Condições de observação: boas (1) Coordenadas do geossítio e/ou melhor ponto de visualização |
Descrição sumária
Este geossítio é o melhor local para observar os depósitos sedimentares grosseiros de fácies conglomeráticas e brechóides pertencentes à Formação do Funchal (Complexo Vulcânico Superior - CVS 2g). Ao longo do corte que acompanha o passeio marítimo, é possível observar a seguinte sucessão da base para o topo: i) depósitos sedimentares brechóides gerados por cedência de vertentes; ii) depósitos sedimentares do tipo lahar compostos por associações de fácies conglomeráticas e brechóides originados por fluxos sedimentares de detritos (debrisflow), associados a eventos de enxuradas; iii) depósitos piroclásticos de queda, de cor amarelada, que passam a depósitos de fluxo de “blocos e cinzas”, de cor avermelhada; iv) derrames lávicos do tipo “aa”; v) depósitos conglomeráticos e brechóides de enxurrada.
Notas relevantes
A visita ao local de interesse geológico é da inteira responsabilidade do utilizador.
O utilizador deve tomar as devidas precauções quando visita o local, tendo em atenção as condições do terreno, condições climatéricas e outros perigos, para que não se criem situações que coloquem sua integridade e a de outros em risco.
O utilizador deve respeitar a propriedade privada. O acesso a zonas privadas requer autorização prévia dos proprietários.
O utilizador deve respeitar o património natural mantendo-o intacto. O impacto das suas ações deve ser mínimo.
Como Citar
BRUM DA SILVEIRA, A.; PRADA, S.; RAMALHO, R.; MADEIRA, J.; FONSECA, P.; CANHA, E.; BRILHA, J. (2012). Inventariação do Património Geológico da Ilha da Madeira. Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais - Relatório Final, 414 p. In: https://geodiversidade.