Código do geossítio: M06 Denominação: Terra do Baptista Categoria temática: Estratigrafia e Litologia |
Concelho: Machico Freguesia: Porto da Cruz Área do local: 0.1-10 ha Coordenadas(1):32°46'03.3'' N 16°50'32.7'' W Altitude: 225 m Acessibilidade: moderada Distância à estrada asfaltada mais próxima: 200 m Condições de observação: satisfatórias (1) Coordenadas do geossítio e/ou melhor ponto de visualização |
Descrição sumária
As rochas granulares máficas de Porto da Cruz, aflorantes nos vales encaixados das ribeiras das Voltas e do Massapez, constituem um raro exemplo de rochas ígneas plutónicas na ilha da Madeira. Tratam-se de rochas de natureza essencialmente gabróica (gabros, monzogabros e essexitos) que têm como característica principal a existência de minerais como feldspatóides, kaersutite e aegirina, sugerindo uma fase tardia de emanação alcalina, residual.
A existência destas litologias comprova a cristalização fracionada de pequenas bolsadas magmáticas nos setores internos e relativamente pouco profundos do edifício vulcânico submarino da Madeira.
Estas rochas intruem o Complexo Vulcânico Inferior - Formação do Porto da Cruz (CVI1), desconhecendo-se se são intrusões contemporâneas do CVI ou relacionadas com as fases eruptivas do Complexo Vulcânico Intermédio (CVM).
Notas relevantes
A visita ao local de interesse geológico é da inteira responsabilidade do utilizador.
O utilizador deve tomar as devidas precauções quando visita o local, tendo em atenção as condições do terreno, condições climatéricas e outros perigos, para que não se criem situações que coloquem a sua integridade e a de outros em risco.
O utilizador deve respeitar a propriedade privada. O acesso a zonas privadas requer autorização prévia dos proprietários.
O utilizador deve respeitar o património natural mantendo-o intacto. O impacto das suas ações deve ser mínimo.
Como Citar
BRUM DA SILVEIRA, A.; PRADA, S.; RAMALHO, R.; MADEIRA, J.; FONSECA, P.; CANHA, E.; BRILHA, J. (2012). Inventariação do Património Geológico da Ilha da Madeira. Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais - Relatório Final, 414 p. In: https://geodiversidade.