Open menu
  • S01 - Foz da Ribeira do Faial
  • S01 - Foz da Ribeira do Faial

Escolha o seu idioma

Edifício Vulcânico das Ilhas Selvagens

O Monumento Natural do edifício vulcânico das Ilhas Selvagens engloba a parte emersa dos edifícios vulcânicos da Selvagem Grande e Selvagem Pequena, com idades de pelo menos 29,5 milhões de anos, e os seus pedestais vulcânicos submarinos.

 

 

Selvagem Grande @Carlos Freitas

 

Os seus limites territoriais são definidos por um polígono com quatro vértices que engloba a batimétrica dos -3.200 metros e inclui toda a parte emersa do edifício (ilhas e ilhéus). As coordenadas dos vértices são as seguintes:

Sistema de referência PTRA08-UTM/ITRF93 (EPSG: 5016)
 X  Y
 447755.968  3332825.43
 399708.257  3298171.55
 374372.158  3333300.13
 422419.869 3367954.01 

 

mapa1 Edificio vulcanico Ilhas Selvagens

 

Toda a área é considerada de Tipo II: os atos e atividades a realizar são, designadamente, ações de conservação da geodiversidade e valorização dos valores integrados na área, bem como ações de divulgação e sensibilização ambiental, investigação e trabalhos científicos que contribuam para a manutenção do património existente.

Contexto histórico Cultural: Em 1438 deu-se a descoberta oficial das ilhas Selvagens atribuída ao descobridor português Diogo Gomes. Contudo, existem registos que estas Ilhas já eram anteriormente conhecidas do Mundo. Logo após a descoberta, as Ilhas Selvagens foram exploradas para a recolha de plantas naturais para utilização na indústria da tinturaria e dos curtumes, como sejam a urzela, pastel e sumagre. Outras plantas eram igualmente exploradas nestas Ilhas, mais conhecidas por barrilha, colhidas para serem utilizadas no fabrico de sabão.

Desde o século XVI, as Ilhas Selvagens foram propriedade privada, passando de geração em geração por herança, até que, em 1971, ficaram sob administração da Região Autónoma da Madeira. Nesse mesmo ano, foram reconhecidas como Reserva Natural, devido ao seu extraordinário valor geológico e biológico.

As Ilhas Selvagens representam um dos melhores exemplos de ecossistemas insulares praticamente intocados do Atlântico. De origem vulcânica, formaram-se há cerca de 29,5 milhões de anos, sendo das ilhas mais antigas do arquipélago da Madeira. O relevo árido, os solos pouco desenvolvidos e a influência constante dos ventos alísios criaram condições únicas para uma biodiversidade altamente especializada.

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.