Open menu
  • Banner 2 Geoeducação
  • Banner 1 Geoeducação

Concurso escolar "GEA - Terra Mãe" 2016/2017

Concurso Escolar GEA - Terra Mãe 2016/ 2017 

Geodiversidade da Região Autónoma da Madeira: conhecer e valorizar o património geológico local

 

QUEM PODE CONCORRER

O concurso escolar destina-se aos alunos que frequentam os niveis de ensino desde o infantário ao secundário e ainda o ensino profissional, ou seja, podem concorrer os alunos que frequentam o:
Infantário; Pré - Escolar; 1º, 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico; Secundário e Ensino Profissional.

 

COMO PODE CONCORRER

A (s) candidatura (s) deve (m) ser realizada (s) através do preenchimento e submissão do inquérito, disponível no link: https://goo.gl/forms/sIOdbxnfVlWBuCEy2 
ATENÇÃO:  o preenchimento de um inquérito refere-se apenas a um, e um só, trabalho a ser candidato.


OBJETIVOS

 Os trabalhos a concurso devem:

  • Sensibilizar para a importância dos conhecimentos no domínio das geociências;
  • Promover comportamentos e atitudes sustentáveis em relação aos recursos geológicos;
  • Conhecer a geodiversidade local em articulação com os conteudos programáticos;
  • Desenvolver ideias e projetos práticos que promovam a valorização do património geológico local (onde vivem ou estudam).

ENQUADRAMENTO CIENTÍFICO E PEDAGÓGICO

O Arquipélago da Madeira, apesar da sua área geográfica ser pequena, apresenta uma multiplicidade de habitats e endemismos, uma enorme variedade de rochas, minerais e formas de relevo. Toda esta biodiversidade e geodiversidade resultam de uma complexa história de evolução biológica e geológica ocorrida numa situação geográfica particular, em que o oceano atlântico exerce uma notória influência dominante.
A geodiversidade, segundo Brilha (2005), “consiste na variedade de ambientes geológicos, fenómenos e processos activos que dão origem a paisagens, rochas, minerais, fósseis, solos e outros depósitos superficiais que são o suporte para a vida na Terra”.
Uma vez que a geodiversidade é o suporte de todos os ecossistemas e, consequentemente, de toda a biodiversidade, torna-se necessário conhecer e preservar o seu valor e o seu papel na dinâmica do nosso Planeta e da própria Vida.
A diversidade geológica que, entre outros, determina a evolução social e económica da civilização, condiciona a biodiversidade, possibilita mas também restringe o desenvolvimento tecnológico das sociedades através da exploração de matérias-primas (rochas e minerais), disponibiliza recursos energéticos (petróleo, carvão, gás natural), determina a qualidade dos recursos hídricos e delimita a estética paisagística. Este conjunto de motivos aumenta a importância que a diversidade geológica tem, não só ao nível dos ecossistemas, como, também, ao nível da qualidade de vida humana.
Existem ameaças à geodiversidade em todas as localidades, logo, será determinante que as entidades governamentais, não-governamentais e os cidadãos coloquem em prática, medidas que garantam a sua conservação (geoconservação), já que, no caso particular das ilhas da Madeira e do Porto Santo, os geossítios já estão inventariados.
Um geossítio (geomonumento) é um local cujas características geológicas possuam valor singular, a nível científico, pedagógico, cultural ou mesmo turístico.
O conjunto dos locais de interesse geológico (LIG) de uma determinada região, depois de inventariados e caracterizados, constitui o Património Geológico da mesma.
O conhecimento e a valorização do património geológico local deve ser concretizado numa perspetiva integrada, tendo em conta a abordagem científica e pedagógica, promovendo o conhecimento sobre os geossítios, através da sua apreciação, preservação e repercussão na sociedade e no turismo, porque são muitas as razões que tornam a geodiversidade tão importante, como vulnerável.
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  (Adaptado de Canha. E., 2007)

FORMATO DOS TRABALHOS A APRESENTAR A CONCURSO

formato dos trabalhos

PRAZO LIMITE DAS CANDIDATURAS

12 de janeiro de 2017

PRAZO LIMITE DA ENTREGA DOS TRABALHOS

12 de maio de 2017

ENVIO DOS TRABALHOS

  •  Os trabalhos nos formatos: cartaz/poster, tela, jogo/ puzzle e protótipos/ simuladores, devem ser entregues em mão ou por correio, na sede da Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais (5.º andar), à Rua Dr. Pestana Júnior, n.º 6, 9064-506 Funchal.

  • Os restantes trabalhos nos formatos: vídeo, spots publicitários e fotorreportagens deverão ser enviados através dos serviços de armazenamento/partilha de ficheiros online (WeTransfer, Onedrive, Dropbox, GDrive), cuja ligação de partilha deve ser enviada para o endereço eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ter o JavaScript autorizado para o visualizar.

 

JURI

Os trabalhos apresentados a concurso serão avaliados pelo seguinte júri:

  • Doutor Eng.º João Baptista

    Investigador integrado do Centro de Investigação GEOBIOTEC, FCT, Universidade de Aveiro

  • Dr. Vasco Cunha

   Coordenador do Programa Educamedia - Direção Regional da Educação

  • Dr. José Manuel Silva

   Coordenador Regional do Concurso Escolar GEA – Terra Mãe - Gabinete da Secretária Regional do Ambiente e Recursos Naturais.

Das decisões do júri não haverá recurso.
Os casos omissos do regulamento serão resolvidos por deliberação do júri.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

  • Adequação do tema/ subtema à mensagem.
  • Eficácia da mensagem.
  • Originalidade.
  • Criatividade.
  • Qualidade estética.
  • Qualidade técnica.

PRÉMIOS

  • Os prémios para os quatro escalões serão divulgados antes da entrega dos mesmos.
  • Serão atribuídos certificados de participação.

DATA DA ENTREGA DOS PRÉMIOS

Data a divulgar oportunamente. 

EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS DOS ALUNOS 

Data a divulgar oportunamente.


REGULAMENTO DO CONCURSO

As informações acima disponibilizadas não dispensa a consulta cuidada do Regulamento do Concurso Escolar "GEA - Terra Mãe" 2016/2017. 

Bibliografia

CANHA, E. (2007) – Património Natural da ilha da Madeira. Estudo de um local de interesse geológico: Cone de Piroclastos da N.ª Sra. da Piedade. Dissertação de Mestrado. Universidade da Madeira. 173 p.

PARCEIROS:

  sre   IGCP pt logopq CNU

PATROCINADORES:

logo VMT  simbolo vectorial Porto Santo LineLogotipo finallogo nos madeiraTeleféricos Madeira logos 01logo rhea 002

Logo CS Maritimo logotipo mardouradologoFNAC1logo Rota CetaceosAeroClubeV2 120131128 161517 002

 

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.