![]() |
Geodiversidade da Região Autónoma da Madeira: conhecer e valorizar o património geológico local
QUEM PODE CONCORRER
O concurso escolar destina-se aos alunos que frequentam os niveis de ensino desde o infantário ao secundário e ainda o ensino profissional, ou seja, podem concorrer os alunos que frequentam o:
Infantário; Pré - Escolar; 1º, 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico; Secundário e Ensino Profissional.
COMO PODE CONCORRER
A (s) candidatura (s) deve (m) ser realizada (s) através do preenchimento e submissão do inquérito, disponível no link: https://goo.gl/forms/sIOdbxnfVlWBuCEy2
ATENÇÃO: o preenchimento de um inquérito refere-se apenas a um, e um só, trabalho a ser candidato.
OBJETIVOS
Os trabalhos a concurso devem:
- Sensibilizar para a importância dos conhecimentos no domínio das geociências;
- Promover comportamentos e atitudes sustentáveis em relação aos recursos geológicos;
- Conhecer a geodiversidade local em articulação com os conteudos programáticos;
- Desenvolver ideias e projetos práticos que promovam a valorização do património geológico local (onde vivem ou estudam).
ENQUADRAMENTO CIENTÍFICO E PEDAGÓGICO
O Arquipélago da Madeira, apesar da sua área geográfica ser pequena, apresenta uma multiplicidade de habitats e endemismos, uma enorme variedade de rochas, minerais e formas de relevo. Toda esta biodiversidade e geodiversidade resultam de uma complexa história de evolução biológica e geológica ocorrida numa situação geográfica particular, em que o oceano atlântico exerce uma notória influência dominante.
A geodiversidade, segundo Brilha (2005), “consiste na variedade de ambientes geológicos, fenómenos e processos activos que dão origem a paisagens, rochas, minerais, fósseis, solos e outros depósitos superficiais que são o suporte para a vida na Terra”.
Uma vez que a geodiversidade é o suporte de todos os ecossistemas e, consequentemente, de toda a biodiversidade, torna-se necessário conhecer e preservar o seu valor e o seu papel na dinâmica do nosso Planeta e da própria Vida.
A diversidade geológica que, entre outros, determina a evolução social e económica da civilização, condiciona a biodiversidade, possibilita mas também restringe o desenvolvimento tecnológico das sociedades através da exploração de matérias-primas (rochas e minerais), disponibiliza recursos energéticos (petróleo, carvão, gás natural), determina a qualidade dos recursos hídricos e delimita a estética paisagística. Este conjunto de motivos aumenta a importância que a diversidade geológica tem, não só ao nível dos ecossistemas, como, também, ao nível da qualidade de vida humana.
Existem ameaças à geodiversidade em todas as localidades, logo, será determinante que as entidades governamentais, não-governamentais e os cidadãos coloquem em prática, medidas que garantam a sua conservação (geoconservação), já que, no caso particular das ilhas da Madeira e do Porto Santo, os geossítios já estão inventariados.
Um geossítio (geomonumento) é um local cujas características geológicas possuam valor singular, a nível científico, pedagógico, cultural ou mesmo turístico.
O conjunto dos locais de interesse geológico (LIG) de uma determinada região, depois de inventariados e caracterizados, constitui o Património Geológico da mesma.
O conhecimento e a valorização do património geológico local deve ser concretizado numa perspetiva integrada, tendo em conta a abordagem científica e pedagógica, promovendo o conhecimento sobre os geossítios, através da sua apreciação, preservação e repercussão na sociedade e no turismo, porque são muitas as razões que tornam a geodiversidade tão importante, como vulnerável.
(Adaptado de Canha. E., 2007)
FORMATO DOS TRABALHOS A APRESENTAR A CONCURSO
PRAZO LIMITE DAS CANDIDATURAS
12 de janeiro de 2017
PRAZO LIMITE DA ENTREGA DOS TRABALHOS
12 de maio de 2017
ENVIO DOS TRABALHOS
- Os trabalhos nos formatos: cartaz/poster, tela, jogo/ puzzle e protótipos/ simuladores, devem ser entregues em mão ou por correio, na sede da Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais (5.º andar), à Rua Dr. Pestana Júnior, n.º 6, 9064-506 Funchal.
- Os restantes trabalhos nos formatos: vídeo, spots publicitários e fotorreportagens deverão ser enviados através dos serviços de armazenamento/partilha de ficheiros online (WeTransfer, Onedrive, Dropbox, GDrive), cuja ligação de partilha deve ser enviada para o endereço eletrónico:
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ter o JavaScript autorizado para o visualizar.
JURI
Os trabalhos apresentados a concurso serão avaliados pelo seguinte júri:
- Doutor Eng.º João Baptista
Investigador integrado do Centro de Investigação GEOBIOTEC, FCT, Universidade de Aveiro
- Dr. Vasco Cunha
Coordenador do Programa Educamedia - Direção Regional da Educação
- Dr. José Manuel Silva
Coordenador Regional do Concurso Escolar GEA – Terra Mãe - Gabinete da Secretária Regional do Ambiente e Recursos Naturais.
Das decisões do júri não haverá recurso.
Os casos omissos do regulamento serão resolvidos por deliberação do júri.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
- Adequação do tema/ subtema à mensagem.
- Eficácia da mensagem.
- Originalidade.
- Criatividade.
- Qualidade estética.
- Qualidade técnica.
PRÉMIOS
- Os prémios para os quatro escalões serão divulgados antes da entrega dos mesmos.
- Serão atribuídos certificados de participação.
DATA DA ENTREGA DOS PRÉMIOS
Data a divulgar oportunamente.
EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS DOS ALUNOS
Data a divulgar oportunamente.
As informações acima disponibilizadas não dispensa a consulta cuidada do Regulamento do Concurso Escolar "GEA - Terra Mãe" 2016/2017.
Bibliografia
CANHA, E. (2007) – Património Natural da ilha da Madeira. Estudo de um local de interesse geológico: Cone de Piroclastos da N.ª Sra. da Piedade. Dissertação de Mestrado. Universidade da Madeira. 173 p.
PARCEIROS:
PATROCINADORES: