![]() |
A Diversidade da Paisagem: a geodiversidade na paisagem da Região Autónoma da Madeira
QUEM PODE CONCORRER
O concurso escolar destina-se aos alunos que frequentam os niveis de ensino desde o infantário ao secundário e ainda o ensino profissional, ou seja, podem concorrer os alunos que frequentam o:
Infantário; Pré - Escolar; 1º, 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico; Secundário e Ensino Profissional.
COMO PODE CONCORRER
A (s) candidatura (s) deve (m) ser realizada (s) através do preenchimento e submissão do inquérito, disponível no link: https://goo.gl/forms/awbz2PEfJ0YCC4Jv1
ATENÇÃO: o preenchimento de um inquérito refere-se apenas a um, e um só, trabalho a ser candidato.
OBJETIVOS
Os trabalhos a concurso devem:
- Sensibilizar para a importância dos conhecimentos no domínio das geociências;
- Reconhecer que a riqueza da geodiversidade origina uma multiplicidade de paisagens;
- Conhecer a geodiversidade e a paisagem em articulação com os conteudos programáticos;
- Desenvolver ideias e projetos práticos que promovam a valorização e preservação da geodiversidade na paisagem (onde vivem ou estudam).
ENQUADRAMENTO CIENTÍFICO E PEDAGÓGICO
Como reconhece a Convenção Europeia da Paisagem, para além de uma dimensão espacial e estética, à Paisagem está associada uma identidade e carácter, resultado da combinação única de fatores e processos biofísicos, culturais e socioeconómicos.
A Paisagem desempenha importantes funções de interesse público nos campos cultural, ecológico, ambiental, social e económico, constituindo um elemento importante da qualidade de vida das populações, quer sejam elas notáveis, quotidianas ou degradadas, localizadas em territórios rurais, urbanos ou periurbanos.
Traduzem as relações sociais estabelecidas num determinado território, mas também a relação de identidade e subjetividade entre a paisagem e o ser humano, pois cada observador seleciona as imagens que considera mais relevantes, construindo a partir delas as suas visões, impressões e opiniões.
Na Região Autónoma da Madeira a riqueza da geodiversidade origina uma multiplicidade de paisagens que importa conhecer, valorizar e preservar, sejam elas naturais ou resultado da combinação com a atividade humana. Todavia, a sua interpretação e compreensão implica a identificação das diferentes estruturas que sustentam a dinâmica natural, mas simultaneamente o entendimento das formas e ações antrópicas presentes, uma vez que a paisagem é o resultado da sua interação.
A observação, análise e caraterização da paisagem constituem importantes contributos para a compreensão e valorização da geodiversidade e para a consciencialização dos impactes da ação humana sobre este bem-público que importa preservar, num quadro de desenvolvimento sustentável e consciência cívica.
(Ilídio Sousa, 2017)
FORMATO DOS TRABALHOS A APRESENTAR A CONCURSO
PRAZO LIMITE DAS CANDIDATURAS
ALARGADO ATÉ 31 de janeiro de 2018
PRAZO LIMITE DA ENTREGA DOS TRABALHOS
14 de maio de 2018
ENVIO DOS TRABALHOS
- Os trabalhos nos formatos: cartaz/poster, tela, jogo/ puzzle e protótipos/ simuladores, devem ser entregues em mão ou por correio, na sede da Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais (5.º andar), à Rua Dr. Pestana Júnior, n.º 6, 9064-506 Funchal.
- Os restantes trabalhos nos formatos: vídeo, spots publicitários e fotorreportagens deverão ser enviados através dos serviços de armazenamento/partilha de ficheiros online (WeTransfer, Onedrive, Dropbox, GDrive), cuja ligação de partilha deve ser enviada para o endereço eletrónico:
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ter o JavaScript autorizado para o visualizar.
JURI
Os trabalhos apresentados a concurso serão avaliados pelo seguinte júri:
- Doutor Eng.º João Baptista
Investigador integrado do Centro de Investigação GEOBIOTEC, FCT, Universidade de Aveiro
- Dr. Vasco Cunha
Coordenador do Programa Educamedia - Direção Regional da Educação
- Dr. Ilídio Sousa
Membro do Comité Nacional para o Programa o Programa Internacional de Geociências (IGCP);
Presidente da Associação Insular de Geografia. - Dr. José Manuel Silva
Coordenador Regional do Concurso Escolar GEA – Terra Mãe - Gabinete da Secretária Regional do Ambiente e Recursos Naturais.
Das decisões do júri não haverá recurso.
Os casos omissos do regulamento serão resolvidos por deliberação do júri.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
- Adequação do tema/ subtema à mensagem.
- Eficácia da mensagem.
- Originalidade.
- Criatividade.
- Qualidade estética.
- Qualidade técnica.
PRÉMIOS
- Todos os alunos a concurso receberão um prémio de participação.
- Será entregue um prémio ao melhor trabalho de cada formato, por cada escalão.
- Serão atribuídos certificados de participação aos alunos e professores.
DATA DA ENTREGA DOS PRÉMIOS
Em cerimónia com data a divulgar oportunamente.
EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS DOS ALUNOS
Data a divulgar oportunamente.
As informações acima disponibilizadas não dispensa a consulta cuidada do Regulamento do Concurso Escolar "GEA - Terra Mãe" 2017/2018.
PARCEIROS: