![]() |
Os Monumentos Naturais Classificados da Região Autónoma da Madeira na Valorização do Território
CONDIÇÕES DE CANDIDATURA
O concurso escolar destina-se aos alunos que frequentam os niveis de ensino desde o infantário ao secundário e ainda o ensino profissional, ou seja, podem concorrer os alunos que frequentam o:
Infantário; Pré - Escolar; 1º, 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico; Secundário; Ensino Profissional e Ensino Recorrente.
COMO PODE CONCORRER
- Cada candidatura deve ser apresentada por turma ou interturmas (do mesmo ciclo de ensino), com um limite mínimo de 2 (dois) participantes e o máximo de 4 (quatro);
- Dentro da mesma turma ou entre turmas podem candidatar-se vários trabalhos/ projetos desde que seja respeitado o número mínimo e máximo de participantes por grupo;
- Podem candidatar-se a este concurso alunos que frequentem atividades extracurriculares, nomeadamente: clubes, projetos, etc..;
- A (s) candidatura (s) deve (m) ser realizada (s) através do preenchimento e submissão do inquérito, disponível neste link.
ATENÇÃO: o preenchimento de um inquérito refere-se apenas a um, e um só, trabalho a ser candidato.
OBJETIVOS
Os trabalhos a concurso devem:
- Sensibilizar para a importância dos conhecimentos no domínio das geociências;
- Desenvolver ações teóricas e práticas em articulação com os conteúdos programáticos de todas as áreas do conhecimento;
- Conhecer os Monumentos Naturais classificados da Região Autónoma da Madeira;
- Compreender a relevância da classificação dos Monumentos Naturais na Valorização do Território;
- Reconhecer as potencialidades naturais, económicas e turísticas dos Monumentos Naturais classificados da Região Autónoma da Madeira;
- Enquadrar os Objetivos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável nos trabalhos apresentados, em particular, o ODS 13 e o ODS 15;
- Desenvolver ideias e projetos práticos que promovam a valorização e a geoconservação, tendo por base a mitigação das alterações climáticas (onde vivem ou estudam).
ENQUADRAMENTO CIENTÍFICO E PEDAGÓGICO
Grande parte das Ciências da Terra (e.g: estratigrafia, sedimentologia, geologia estrutural, mineralogia, hidrogeologia, geodinâmica, geomorfologia, paleontologia, petrologia e recursos minerais) tornaram-se muito específicas, ficando fora do alcance do público em geral transformando-se, na maioria dos casos num conjunto de conhecimentos unicamente acessíveis aos interessados e iniciados no seu estudo (Bonito, 2001). Todavia, desde há 4 milhões de anos que a história humana se vem escrevendo e a sua evolução foi condicionada pela existência da diversidade de recursos geológicos (Velho, 2006). Segundo o mesmo autor, para o Homem sempre existiu uma nítida interdependência entre a sobrevivência e a utilização dos recursos minerais, e o referido autor designa esta relação íntima por geodestino. Atualmente, esta premissa mantém-se válida, numa sociedade globalizada, refém das tecnologias. Porém a humanidade tem vindo a perder a consciência de que muitas das suas ações são nefastas para o meio ambiente, causando desequilíbrio no funcionamento do Planeta, como um todo.
As geociências e as outras áreas do conhecimento, poderão permitir a busca de soluções para os problemas gerados pelo ser humano, não se limitando a ficar apenas pelo contributo científico. É fundamental uma consciencialização, a nível local e global, da influência que a utilização correta da Natureza, tem sobre a humanidade. Neste caso, a conservação do património natural é de extrema relevância para a salvaguarda da geodiversidade e da biodiversidade do território.
O poder político também deverá assumir responsabilidades, não só na sensibilização e consciencialização das suas comunidades, como desencadear mecanismos para a conservação do património geológico, criando áreas protegidas. A Rede de Monumentos Naturais da Região Autónoma da Madeira criada pelo Decreto Legislativo Regional n.º 7/2021/M, é um dos grandes exemplos da ação governativa em prol da conservação do património geológico.
A mobilização dos alunos, das escolas e dos seus representantes, para a promoção de uma cultura valorizadora do território, designadamente para os monumentos naturais classificados, baseada no conhecimento rigoroso dos problemas e das possíveis soluções e assente na capacitação cívica, surge como base de uma estratégia de promoção do desenvolvimento sustentável.
Desta forma, pretende-se fomentar uma cultura cívica que considere os monumentos naturais classificados da Região Autónoma da Madeira na valorização do território, focada no património natural e nos serviços prestados pelos ecossistemas, e que fomente a apropriação dos valores deste capital pela sociedade.
A rede inclui 13 novos monumentos e, também, os monumentos naturais do Cabo Girão e da Ponta do Pargo anteriormente classificados. As informações para pesquisa sobre estes monumentos Naturais encontram-se neste Link.
SUGESTÕES DE TEMAS GERAIS DE TRABALHO:
- O Monumento Natural classificado do meu concelho.
- A minha escola adotou o Monumento Natural Classificado.
- A minha turma adotou o Monumento Natural classificado.
- A Importância Turística do Monumento Natural classificado do meu concelho.
- A Rede de Monumentos Classificados da Região Autónoma da Madeira.
- A importância económica da Rede de Monumentos Naturais para a Região Autónoma da Madeira.
- A conservação e valorização do Monumento Natural classificado.
- Outros.
FORMATO DOS TRABALHOS A APRESENTAR A CONCURSO
PRAZO LIMITE DAS CANDIDATURAS
Até 14 de janeiro de 2022.
PRAZO LIMITE DA ENTREGA DOS TRABALHOS
29 de abril de 2022
ENVIO DOS TRABALHOS
- Os trabalhos nos formatos: cartaz/poster, tela, jogo/ puzzle e protótipos/ simuladores e impressão 3D, devem ser entregues em mão ou por correio, na sede da Secretaria Regional do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas (5.º andar), à Rua Dr. Pestana Júnior, n.º 6, 9064-506 Funchal.
- Os restantes trabalhos nos formatos: vídeo, spots publicitários e fotorreportagens deverão ser enviados através dos serviços de armazenamento/partilha de ficheiros online (WeTransfer, Onedrive, Dropbox, GDrive), cuja ligação de partilha deve ser enviada para o endereço eletrónico:
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ter o JavaScript autorizado para o visualizar.
JURI
Os trabalhos apresentados a concurso serão avaliados pelo seguinte júri:
- Doutor Eng.º João Baptista
Investigador integrado do Centro de Investigação GEOBIOTEC, FCT, Universidade de Aveiro;
- Dr. Vasco Cunha
Coordenador do Programa Educamedia - Direção Regional da Educação;
- Dr. Ilídio Sousa
Membro do Comité Nacional para o Programa Internacional de Geociências (IGCP); - Dr.ª Ana Neves
Membro da Associação Insular de Geografia;
- Dr. José Manuel Silva
Coordenador Regional do Concurso Escolar GEA – Terra Mãe - Gabinete da Secretária Regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas.
Das decisões do júri não haverá recurso.
Os casos omissos do regulamento serão resolvidos por deliberação do júri.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
- Adequação do tema/ subtema à mensagem.
- Rigor científico.
- Eficácia da mensagem.
- Originalidade.
- Criatividade.
- Qualidade estética.
- Qualidade técnica.
PRÉMIOS
- Todos os alunos a concurso receberão um prémio de participação, uma oferta da Secretaria Regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas
- Será entregue um prémio ao melhor trabalho de cada formato, por cada escalão.
a) Pémio
Voucher óculos de sol (um a cada aluno).
b) Prémio
Produtos escolares UHU para cada aluno dos grupos vencedores dos melhores trabalhos por formato. - Serão atribuídos certificados de participação aos alunos e professores.
- Prémio para os (as) professores (as) que apresentarem o melhor tabalho com os seus alunos,independentemente do formato e escalão: Voucher de 2 noites no Hotel The Vine/Voucher de 2 noites no Caju Le Petit Hotel.
DATA DA ENTREGA DOS PRÉMIOS
Em cerimónia com data a divulgar oportunamente.
EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS DOS ALUNOS
Data a divulgar oportunamente.
As informações acima disponibilizadas não dispensa a consulta cuidada do Regulamento do Concurso Escolar "GEA - Terra Mãe" 2021/2022.
Links de Interesse
GEA-Terra 2020/2021
https://geodiversidade.madeira.gov.pt/geoeducacao/geoescolas/gea-terra-2020-2021.html
Exposição Virtual GEA 20/21
https://www.artsteps.com/embed/60a394e5dc8d39903579ce32/1280/720
Projetos Multimédia GEA 20/21
https://www.youtube.com/channel/UCYG9Y9Uv0ITi_nOyw2si33w/videos
Cartaz do Concurso Escolar GEA-Terra Mãe 2021/2022
ORGANIZAÇÃO/COORDENAÇÃO
PATROCINADORES: