Pesquisar

A- A A+

Login

Iniciar sessão

Login

Utilizador *
Senha *
Memorizar

Rede de Monumentos Naturais

Rede de Monumentos da Região Autónoma da Madeira


A complexa evolução geológica dos arquipélagos da Madeira e das Selvagens leva a que vários locais do território apresentem diferentes tipos rochosos, minerais, fósseis, estruturas vulcânicas e sedimentares e formas de relevo que documentam e testemunham a sua história. A singularidade, qualidade e diversidade destes valores conferem a estes locais um elevado valor científico, turístico e cultural, sendo, em alguns casos, fenómenos raros a nível mundial. Por essa razão, estes locais, que constituem património geológico da Região, constando alguns do Inventário Nacional de Património Geológico, merecem ser preservados. É neste enquadramento, em que se pretende salvaguardar os interesses ambientais existentes nestes espaços naturais, compatibilizando-os com a presença humana, que é criada a Rede de Monumentos Naturais da Região Autónoma da Madeira, classificando áreas protegidas como Monumentos Naturais, através do Decreto Legislativo Regional n.º 7/2021/M. Integram esta rede 13 novos monumentos e, também, os monumentos naturais do Cabo Girão e da Ponta do Pargo anteriormente classificados.

Os fundamentos gerais para a criação da Rede de Monumentos Naturais da Região Autónoma da Madeira:

  • A necessidade de proteção de ocorrências notáveis do património geológico e da integridade das suas características;
  • O interesse para a investigação científica na área da Geologia e a sua divulgação numa perspetiva de educação ambiental;
  • A importância do património geológico na definição da identidade e cultura regional;
  • A necessidade de adoção de medidas de gestão que valorizem e permitam o usufruto sustentável dos monumentos naturais por parte dos visitantes, como forma de contribuir para o desenvolvimento económico regional.

Google Analytics