![]() |
Código do geossítio: RB02 Denominação: Lombo do Mouro Categoria temática: Estratigrafia e Vulcanologia |
![]() |
Concelho: Ribeira Brava Freguesia: Tabua Área do local: ‹ 0,1 ha Coordenadas(1):32°44'05.3'' N 17°03'12.3'' W Altitude: 1356 m Acessibilidade: fácil Distância à estrada asfaltada mais próxima: 1 m Condições de observação: boas (1) Coordenadas do geossítio e/ou melhor ponto de visualização |
Descrição sumária
O geossítio é considerado o melhor local para observar o contacto entre a Formação dos Lombos (CVS1), pertencente ao Complexo Vulcânico Superior e a Formação do Curral das Freiras (CVM3), pertencente ao Complexo Vulcânico Intermédio. O contacto é feito por uma superfície de erosão que marca uma inconformidade identificada à escala da ilha.
O local é também uma referência na caracterização destas duas formações estratigráficas, pela representatividade dos afloramentos, as boas condições de visibilidade e perspetiva de conjunto, em detrimento de outros locais situados, respetivamente, na região da Calheta (CVS1) e na região do Curral das Freiras (CVM3).
Notas relevantes
Este geossítio abrange um afloramento situado num talude da estrada regional ER 110. Por este facto, o observador pode correr algum perigo com o tráfego rodoviário.
A visita ao local de interesse geológico é da inteira responsabilidade do utilizador.
O utilizador deve tomar as devidas precauções quando visita o local, tendo em atenção as condições do terreno, condições climatéricas e outros perigos, para que não se criem situações que coloquem a sua integridade e a de outros em risco.
O utilizador deve respeitar a propriedade privada. O acesso a zonas privadas requer autorização prévia dos proprietários.
O utilizador deve respeitar o património natural mantendo-o intacto. O impacto das suas ações deve ser mínimo.
Estatuto de proteção
Espaço natural, arriba e escarpa (secção V, artigos 58.º a 60.º), conforme Plano Diretor Municipal.
Bibliografia
BRUM DA SILVEIRA, A.; MADEIRA, J.; RAMALHO, R.; FONSECA, P., PRADA, S. (2010) - Notícia Explicativa da Carta Geológica da ilha da Madeira, na escala 1:50.000, folhas A e B. Edição da Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais, Região Autónoma da Madeira e Universidade da Madeira: 47 p. ISBN: 978-972-98405-2-4. (Editado em 2011).
BRUM DA SILVEIRA, A.; MADEIRA, J.; RAMALHO, R.; FONSECA, P.; RODRIGUES, C., PRADA, S. (2010) Carta Geológica da ilha da Madeira na escala 1:50.000 - Folha A e B. Edição da Região Autónoma da Madeira, Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais; ISBN: 978-972-98405-1-7 (Editado em 2011).
BRUM DA SILVEIRA, A.; PRADA, S.; RAMALHO, R.; MADEIRA, J.; FONSECA, P.; CANHA, E.; BRILHA, J. (2012). Inventariação do Património Geológico da ilha da Madeira. Secretaria Regional do Ambiente - Relatório Final, 414 p.
GELDMACHER, J.; VAN DEN BOGAARD, P.; HOERNLE, K. & SCHMINCKE, H-U. (2000) Ar age dating of the Madeira Archipelago and hotspot track (eastern North Atlantic) Geochemistry, Geophysics, Geosystems 1, [Paper number 1999GC000018].
Ficha de inventariação
Como Citar
BRUM DA SILVEIRA, A.; PRADA, S.; RAMALHO, R.; MADEIRA, J.; FONSECA, P.; CANHA, E.; BRILHA, J. (2012). Inventariação do Património Geológico da Ilha da Madeira. Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais - Relatório Final, 414 p. In: https://geodiversidade.