Número de propostas a concurso por escola e por concelho:
(Prazo de candidaturas prorrogado até ao dia 31 de janeiro de 2020)
Concelho |
N.º Escolas |
N.º Propostas |
Calheta |
1 |
1 |
Câmara de Lobos |
10 |
33 |
Funchal |
9 |
54 |
Machico |
0 |
0 |
Ponta do Sol |
1 |
8 |
Porto Moniz |
1 |
4 |
Porto Santo |
3 |
27 |
Ribeira Brava |
2 |
15 |
Santa Cruz |
1 |
36 |
Santana |
1 |
6 |
São Vicente |
3 |
17 |
Totais |
34 |
201 |
As escolas
Concelho de Câmara de Lobos
Escolas | Escalão |
Propostas |
Nome do(s) Projeto(s) | Coordenador(es) |
Centro Paroquial de Santa Cecília |
Infantário/ Pré - Escolar | 1 |
A floresta e as alterações climáticas | Lucia Gonçalves |
EB1/PE Marinheira |
1º | 1 | A floresta e as alterações climáticas | Cristina Silva |
EB1/PE Ribeiro de Alforra | 1º | 2 | (1) Energias renováveis (2) A floresta e as alterações climáticas | M.ª Susana Sousa |
Fundação Dna. Jacinta de Ornelas Pereira | Infantário/ Pré - Escolar | 1 | Em estudo | Laurinda Loreto |
Escola Básica e Secundária Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas | 3º | 4 | (1) Habitação sustentável, (1) Energias renováveis; A floresta e as alterações climáticas, (1) A seca, desafios e soluções. | Catarina Marques; Filipa Cândido; Sandra Santos |
EB1/PE Rancho e Caldeira | 1º | 1 | Energias renováveis | M.ª José Gouveia; M.ª Luz Costa |
EB/PE de Santo António e Curral das Freiras (Edifício do Curral das Freiras) | 1º/2º | 13 | (3)Subida do nível médio das águas do mar, desafios e soluções, (3)A seca, desafios e soluções, (3)A floresta e as alterações climáticas. | Carla Faia; Maria Lurdes Morais |
Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos do Estreito de Câmara de Lobos | 3º/2º | 7 | (3)A floresta e as alterações climáticas, (3)Energias renováveis, (1) Em estudo. | Miguel Chicória; M.ª Fátima Barros |
EB1/PE de Jardim da Serra |
1º | 4 | (2) O solo e as alterações climáticas, desafios e soluções, (2) A floresta e as alterações climáticas. | Hugo Fonseca |
EB1/PE da Lourencinha |
1º | 2 | (1) A reflorestação poderá diminuir os efeitos das alterações climáticas?, (1) Energias renováveis. | Manuel Alves |
EB1/PE do Estreito de Câmara de Lobos | 1º | 2 | (2) O solo e as alterações climáticas, desafios e soluções | Liliana Ribeiro |
Concelho do Funchal
Escolas | Escalão | Propostas | Nome do(s) Projeto(s) | Coordenador(es) |
EB1/PE da Pena |
1º | 1 | A Floresta Laurissilva | Cristina Silva |
Escola Básica Dr. Horácio Bento de Gouveia | 2º | 5 | (1)Em estudo, (1) A floresta e as alterações climáticas, (1) Economia circular, (2) A reflorestação poderá diminuir os efeitos das alterações climáticas? | Carla Gonçalves; M.ª João Silva |
EB1/PE de São Martinho | 1º | 2 | (2) A floresta e as alterações climáticas. | Sónia Rodrigues |
Jardim Escola João de Deus | Infantário/ Pré - Escolar | 6 | (6) Energias renováveis. | Silvano Rodrigues |
EB/PE de Santo António e Curral das Freiras | 2º | 12 | (12) Em estudo, (4) Subida do nível médio das águas do mar, desafios e soluções | M.ª Carmo Mina, Mariana Ribeiro |
Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva | 3º | 13 | (13)Em estudo. | Daniela Vieira |
Escola Secundária de Francisco Franco | 4.º | 6 | (6) Em estudo. | Vera Andrade |
Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco | 3º | 2 | (2) Em estudo. | Joaquim Guerlixa |
EB1/PE de São Filipe | 1º | 1 | Subida do nível médio das águas do mar, desafios e soluções. | Fernando Alves |
Concelho do Porto Santo
Escolas | Escalão | Propostas | Nome do(s) Projeto(s) | Coordenadores |
EBS Professor Dr. Francisco de Freitas Branco | 3º/4º | 14 | (1)Alterações climáticas, os registos nas rochas, (1)Turismo Sustentável, (1) A Reflorestação, (1) Alterações Climáticas, (1) Energias Renováveis (1) Sustentabilidade de zonas remotas, (1) Adaptação da Ilha do Porto Santo às Alterações Climáticas – Energias, (1) As Consequências das Alterações Climáticas na Agricultura na Ilha dourada, (1) O Impacto das Alterações Climáticas na Praia do Porto Santo, (1) Consequências das Alterações Climáticas no Turismo da Ilha do Porto Santo, (1) Adaptação da Ilha do Porto Santo às Alterações Climáticas – Água; (1) A Floresta e as Alterações Climáticas na Ilha do Porto Santo, (1) O solo e as alterações climáticas, desafios e soluções, (1) As Alterações Climáticas nos Territórios da UNESCO - Estudo de Caso: A Ilha do Porto Santo. |
João Carlos Silva; Duarte Rosário; Francisco Abreu; Marisa Cardoso. |
Escola Básica 1.º Ciclo com Pré-escolar e Creche do Porto Santo | Infantário/ Pré - Escolar/ 1º | 8 | (1)Energias renováveis; (3)Em estudo, (4) A floresta e as alterações climáticas. | Dina Fernandes, Julieta Mendonça, Nashdina Amirali;Licínia Soares, Paula Rodrigues; Abília Santos, Lígia Ornelas. |
Escola de Nossa Senhora da Conceição - Externato |
Infantário/ Pré - Escolar 1º |
5 | (1) A floresta e as alterações climáticas, (1) Subida do nível médio das águas do mar, desafios e soluções, (1)A seca, desafios e soluções, (1) Energias renováveis, (1) A reflorestação poderá diminuir os efeitos das alterações climáticas? | Carmen Rodrigues |
Concelho da Ribeira Brava
Escolas | Escalão |
Propostas |
Nome do(s) Projeto(s) | Coordenadores |
EB1/PE da Corujeira | 1º | 3 | (3) A floresta e as alterações climáticas. | M.ª Paula Gracês; Ascensão Mendes |
Escola Básica dos 2º e 3º ciclos Cónego João Jacinto Gonçalves de Andrade | 2º/3º | 12 | (1) Gestão sustentável das terras e do solo, (1) Energias renováveis, (1) A Floresta Laurissilva e as Alterações Climáticas, (14) Em estudo, (1) As plantas invasoras da floresta Laurissilva e as alterações climáticas. | Maria Celina Silva; Ana Bela Sousa |
Concelho de Santa Cruz
Escolas | Escalão | Propostas | Nome do(s) Projeto(s) | Coordenadores |
Escola Básica 2º e 3º Ciclos do Caniço |
3º | 29 | (20) Em estudo, (3) Energias renováveis, (3) Subida do nível médio das águas do mar, desafios e soluções, (2) A floresta e as alterações climáticas, (1) A reflorestação poderá diminuir os efeitos das alterações climáticas? | Wilson Freitas; Ricardo Vieira; Dalila Ornelas; Olga Bastos; Carina Sobrinho |
Centro Comunitário da Nogueira | 1º | 1 | A floresta e as alterações climáticas | Rafaela Vieira |
EB1/PE Dr. Clemente Tavares - Gaula | 1º | 4 | (1) Energias renováveis, (1) O solo e as alterações climáticas, desafios e soluções, (1) A floresta e as alterações climáticas, (1) O que podemos fazer para minimizar os efeitos das alterações climáticas? Pequenos gestos que marcam a diferença. | Ana M.ª Freitas |
Infantário "O Principezinho" | Infantário/ Pré - Escolar | 1 | A floresta e as alterações climáticas. | Gilda Freitas |
EB1/PE e Creche de Santa Cruz | Infantário/ Pré - Escolar | 1 | O solo e as alterações climáticas, desafios e soluções | M.ª Gorete Freitas |
Concelho de São Vicente
Escolas | Escalão | Propostas | Nome do(s) Projeto(s) | Coordenadores |
Escola Básica e Secundária Dona Lucinda Andrade |
3º/4º | 15 | (5) Em estudo, (2) Energias renováveis, (1) A reflorestação poderá diminuir os efeitos das alterações climáticas?, (3) O solo e as alterações climáticas, desafios e soluções, (1) A floresta e as alterações climáticas, (1) Subida do nível médio das águas do mar, desafios e soluções, (1) A seca, desafios e soluções, (1) Economia circular. | Ana Cordeiro; Renato Azevedo |
EB1/PE/Creche de São Vicente |
1º | 1 | Em estudo. | Célia Pereira |
Centro de Atividades Ocupacionais de São Vicente |
2º | 1 | Em estudo. | Fábio Freitas |
PARCEIROS: