![]() |
Código do geossítio: M03 Denominação: Miradouro do Pico do Facho Categoria temática: Vulcanologia e Estratigrafia |
![]() |
Concelho: Machico Freguesia: Machico Área do local: 0,1 -100 ha Coordenadas(1):32°43'26.2'' N 16°45'31.6'' W Altitude: 280 m Acessibilidade: fácil Distância à estrada asfaltada mais próxima: 1 m Condições de observação: boas (1) Coordenadas do geossítio e/ou melhor ponto de visualização |
Descrição sumária
O geossítio do Miradouro do Pico do Facho apresenta grande diversidade geológica e geomorfológica. A partir desta vista é possível compreender a relação existente entre o relevo da ilha da Madeira e a estrutura vulcânica que a compõe. Com efeito, olhando em direção à zona do aeroporto, observa-se uma vertente de declive suave e constante para o mar; trata-se de uma vertente estrutural que corresponde à superfície de topo de uma pilha de derrames lávicos (superfície de construção vulcânica) do Complexo Vulcânico Superior (CVS 1 e CVS 2). Para W e NW tem-se uma vista panorâmica do vale de Machico, com perfil transversal em U e vertentes assimétricas. No sector jusante, destaca-se o fundo plano do vale, resultante do enchimento aluvial da Ribeira de Machico. Num troço a montante, observa-se o relevo criado pelo derrame lávico dos Maroços (CVS 2), proveniente do Santo da Serra e que correu para o interior do vale de Machico. Para SE observam-se as ilhas Desertas.
Notas relevantes
A visita ao local de interesse geológico é da inteira responsabilidade do utilizador.
O utilizador deve tomar as devidas precauções quando visita o local, tendo em atenção as condições do terreno, condições climatéricas e outros perigos, para que não se criem situações que coloquem a sua integridade e a de outros em risco.
O utilizador deve respeitar a propriedade privada. O acesso a zonas privadas requer autorização prévia dos proprietários.
O utilizador deve respeitar o património natural mantendo-o intacto. O impacto das suas ações deve ser mínimo.
Estatuto de proteção
Espaços agroflorestais – Espaços Florestais – Matos (artigo 49.º e 56.º), conforme o Plano Diretor Municipal, e Parque Natural da Madeira.
Bibliografia
BRUM DA SILVEIRA, A.; MADEIRA, J.; RAMALHO, R.; FONSECA, P., PRADA, S. (2010) - Notícia Explicativa da Carta Geológica da ilha da Madeira, na escala 1:50.000, folhas A e B. Edição da Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais, Região Autónoma da Madeira e Universidade da Madeira: 47 p. ISBN: 978-972-98405-2-4. (Editado em 2011).
BRUM DA SILVEIRA, A.; MADEIRA, J.; RAMALHO, R.; FONSECA, P.; RODRIGUES, C., PRADA, S. (2010) Carta Geológica da ilha da Madeira na escala 1:50.000 - Folha A e B. Edição da Região Autónoma da Madeira, Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais; ISBN: 978-972-98405-1-7 (Editado em 2011).
BRUM DA SILVEIRA, A.; PRADA, S.; RAMALHO, R.; MADEIRA, J.; FONSECA, P.; CANHA, E.; BRILHA, J. (2012). Inventariação do Património Geológico da ilha da Madeira. Secretaria Regional do Ambiente - Relatório Final, 414 p.
Ficha de inventariação
Como Citar
BRUM DA SILVEIRA, A.; PRADA, S.; RAMALHO, R.; MADEIRA, J.; FONSECA, P.; CANHA, E.; BRILHA, J. (2012). Inventariação do Património Geológico da Ilha da Madeira. Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais - Relatório Final, 414 p. In: https://geodiversidade.