Código do geossítio: F01 Denominação: Toco Categoria temática: Vulcanologia e litologia |
Concelho: Funchal Freguesia: Santa Maria Maior Área do local: 10 -1000 ha Coordenadas(1):32°38'49.3'' N 16°53'38.9'' W Altitude: 30 m Acessibilidade: difícil Distância à estrada asfaltada mais próxima: 50 m Condições de observação: satisfatórias (1) Coordenadas do geossítio e/ou melhor ponto de visualização |
Descrição sumária
A arriba litoral do Toco expõe o melhor afloramento de depósitos hidrovulcânicos provenientes de erupções hidroplinianas, pertencentes à Formação do Funchal (Complexo Vulcânico Superior – CVS2 pih t). Trata-se de uma sequência composta por níveis hidrovulcânicos distais e níveis de pedra-pomes traquítica com paleossolos intercalados. No topo desta sequência, aflora uma escoada subaérea de composição basáltica que apresenta disjunção prismática bem desenvolvida e inclina suavemente para o mar.
Notas relevantes
A visita ao local de interesse geológico é da inteira responsabilidade do utilizador.
O utilizador deve tomar as devidas precauções quando visita o local, tendo em atenção as condições do terreno, condições climatéricas e outros perigos, para que não se criem situações que coloquem a sua integridade e a de outros em risco.
O utilizador deve respeitar a propriedade privada. O acesso a zonas privadas requer autorização prévia dos proprietários.
O utilizador deve respeitar o património natural mantendo-o intacto. O impacto das suas ações deve ser mínimo.
Como Citar
BRUM DA SILVEIRA, A.; PRADA, S.; RAMALHO, R.; MADEIRA, J.; FONSECA, P.; CANHA, E.; BRILHA, J. (2012). Inventariação do Património Geológico da Ilha da Madeira. Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais - Relatório Final, 414 p. In: https://geodiversidade.