CARTAZ 22-23
 
A Água do Arquipélago da Madeira


CONDIÇÕES DE CANDIDATURA

O concurso escolar destina-se aos alunos que frequentam os niveis de ensino desde o infantário ao secundário e ainda o ensino profissional, ou seja, podem concorrer os alunos que frequentam o:

Infantário; Pré - Escolar; 1º, 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico; Secundário;  Ensino Profissional e Ensino Recorrente. 


COMO PODE CONCORRER

  • Cada candidatura deve ser apresentada por turma ou interturmas (do mesmo ciclo de ensino), com um limite mínimo de 2 (dois) participantes e o máximo de 4 (quatro);
  • Dentro da mesma turma ou entre turmas podem candidatar-se vários trabalhos/ projetos desde que seja respeitado o número mínimo e máximo de participantes por grupo;
  • Podem candidatar-se a este concurso alunos que frequentem atividades extracurriculares, nomeadamente: clubes, projetos, etc..;
  • A (s) candidatura (s) deve (m) ser realizada (s) através do preenchimento e submissão do inquérito, disponível neste link. 
    ATENÇÃO:  o preenchimento de um inquérito refere-se apenas a um, e um só, trabalho a ser candidato.


OBJETIVOS

 Os trabalhos a concurso devem:

  • Sensibilizar para a importância dos conhecimentos no domínio das geociências;
  • Desenvolver ações teóricas e práticas em articulação com os conteúdos programáticos de todas as áreas do conhecimento;
  • Compreender a importância do recurso água no arquipélago da Madeira;
  • Entender as origens da água na ilha da Madeira e na ilha do Porto Santo;
  • Implementar práticas de uso sustentável da água
  • Relacionar o aumento das reservas de água com o aumento da pluviosidade no ano hidrológico.
  • Enquadrar os Objetivos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável nos trabalhos apresentados, em particular, o ODS 6 e o ODS 13 ;
  • Desenvolver ideias e projetos práticos que promovam a compreensão ao nível da origem, da valorização e da sustentabilidade do recurso água, tendo por base a mitigação das alterações climáticas (onde vivem e ou estudam).



SUGESTÕES DE TEMAS GERAIS DE TRABALHO:

  • A origem da água na ilha da Madeira.
  • A origem da água na ilha do Porto Santo

  • A sustentabilidade da água no arquipélago da Madeira

  • A importância da água no arquipélago da Madeira.

  • As reservas de água no arquipélago da Madeira e o abastecimento público.

  • Outros.


PRAZO LIMITE DAS CANDIDATURAS

Até 13 de janeiro de 2023.

PRAZO LIMITE DA ENTREGA DOS TRABALHOS

28 de abril de 2023

ENVIO DOS TRABALHOS

  •  Os trabalhos nos formatos: cartaz/poster, tela, jogo/ puzzle  e impressão 3D, devem ser entregues em mão ou por correio, na sede da Secretaria Regional do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas (5.º andar), à Rua Dr. Pestana Júnior, n.º 6, 9064-506 Funchal.

  • Os restantes trabalhos nos formatos: vídeo, spots publicitários e fotorreportagens deverão ser enviados através dos serviços de armazenamento/partilha de ficheiros online (WeTransfer, Onedrive, Dropbox, GDrive), cuja ligação de partilha deve ser enviada para o endereço eletrónico: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

 

JURI

Os trabalhos apresentados a concurso serão avaliados pelo seguinte júri:

  • Doutor Eng.º João Baptista

    Investigador integrado do Centro de Investigação GEOBIOTEC, FCT, Universidade de Aveiro;
  • Dr. Vasco Cunha

    Coordenador do Programa Educamedia - Direção Regional da Educação;
  • Dr. Ilídio Sousa

    Membro do Comité Nacional para  o Programa Internacional de Geociências (IGCP);
  • Dr. José Manuel Silva

    Coordenador Regional do Concurso Escolar GEA – Terra Mãe - Gabinete da Secretária Regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas.


Das decisões do júri não haverá recurso.
Os casos omissos do regulamento serão resolvidos por deliberação do júri.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

  • Adequação do tema/ subtema à mensagem.
  • Rigor científico.
  • Eficácia da mensagem.
  • Originalidade.
  • Criatividade.
  • Qualidade estética.
  • Qualidade técnica.

PRÉMIOS

  • Todos os alunos a concurso receberão um prémio de participação, uma oferta da Secretaria Regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas

  • Será entregue um prémio ao melhor trabalho de cada formato, por cada escalão.

  • Serão atribuídos certificados de participação aos alunos e professores.

  • Prémio para os (as) professores (as) que apresentarem o melhor tabalho com os seus alunos,independentemente do formato e escalão

DATA DA ENTREGA DOS PRÉMIOS

Em cerimónia com data a divulgar oportunamente. 

EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS DOS ALUNOS 

Data a divulgar oportunamente.


REGULAMENTO DO CONCURSO

As informações acima disponibilizadas não dispensa a consulta cuidada do Regulamento do Concurso Escolar "GEA - Terra Mãe" 2022/2023. 

 

  ORGANIZAÇÃO/COORDENAÇÃO                                                                                                                                                                                       

   sraac  SREdu   IGCP pt logopq CNU

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Os Nossos Recursos Geológicos, a Sociedade e a Cultura


CONDIÇÕES DE CANDIDATURA

O concurso escolar destina-se aos alunos que frequentam os niveis de ensino desde o infantário ao secundário, o ensino profissional e o ensino resorrente, ou seja, podem concorrer os alunos que frequentam o:

Infantário; Pré - Escolar; 1º, 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico; Secundário;  Ensino Profissional e Ensino Recorrente. 


COMO PODE CONCORRER

  • Cada candidatura deve ser apresentada por turma ou interturmas (do mesmo ciclo de ensino), com um limite mínimo de 2 (dois) participantes e o máximo de 4 (quatro);
  • Dentro da mesma turma ou entre turmas podem candidatar-se vários trabalhos/ projetos desde que seja respeitado o número mínimo e máximo de participantes por grupo;
  • Podem candidatar-se a este concurso alunos que frequentem atividades extracurriculares, nomeadamente: clubes, projetos, etc..;
  • A (s) candidatura (s) deve (m) ser realizada (s) através do preenchimento e submissão do inquérito, disponível neste link até ao dia 12 de janeiro de 2024;
    ATENÇÃO:  o preenchimento de um inquérito refere-se apenas a um, e um só, trabalho a ser candidato.
  • Cada trabalho ou projeto candidato tem, obrigatoriamente, de efetuar a sua validação/ confirmação até o dia 23 de março de 2024 neste link.


OBJETIVOS

 Os trabalhos a concurso devem:

  • Sensibilizar para a importância dos conhecimentos no domínio das geociências;
  • Desenvolver ações teóricas e práticas em articulação com os conteúdos programáticos de todas as áreas do conhecimento;
  • Compreender a importância dos recursos geológicos no arquipélago da Madeira;
  • Entender as diferentes origens dos recursos geológicos no arquipélago da Madeira;
  • Conhecer as diversas aplicações de recursos geológicos do arquipélago da Madeira na arquitetura; 
  • Relacionar a utilização da pedra ornamental do arquipélago da Madeira nos edifícios, os utensílios de pedra, a calçada madeirense e etc. com a sociedade e a cultura;
  • Enquadrar os Objetivos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável nos trabalhos apresentados, em particular, o ODS 13 e o ODS 15 ;
  • Desenvolver ideias e projetos práticos que promovam a compreensão ao nível dos recursos geológicos do arquipélago da Madeira, a sua importância na sociedade e na cultura, tendo por base a mitigação das alteraçõesclimáticas, a proteção, a recuperação e promoção do uso sustentável dos ecossistemas terrestres (onde vivem e ou estudam).



SUGESTÕES DE TEMAS GERAIS DE TRABALHO:

  • As casas de salão do Porto Santo.
  • A "cantaria mole" nos fornos.
  • A "cantaria mole" nas casas.
  • A "cantaria mole" nos edifícios públicos.
  • A "cantaria dura" nas casas.
  • A "cantaria dura" nos edifícios públicos.
  • Os utensílios de pedra.
  • Os muros de croché.
  • Os muros de pedra emparelhada.
  • A calçada madeirense.
  • Outros.


PRAZO LIMITE DAS CANDIDATURAS

Até 12 de janeiro de 2024.

PRAZO LIMITE DA VALIDAÇÃO/ CONFIRMAÇÃO

Até 23 de março de 2024.

PRAZO LIMITE DA ENTREGA DOS TRABALHOS

30 de abril de 2024

ENVIO DOS TRABALHOS

  •  Os trabalhos nos formatos: cartaz/poster, tela, jogo/ puzzle  e impressão 3D, devem ser entregues em mão ou por correio, na sede da Secretaria Regional do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas (5.º andar), à Rua Dr. Pestana Júnior, n.º 6, 9064-506 Funchal.

  • Os restantes trabalhos nos formatos: vídeo, spots publicitários e fotorreportagens deverão ser enviados através dos serviços de armazenamento/partilha de ficheiros online (WeTransfer, Onedrive, Dropbox, GDrive), cuja ligação de partilha deve ser enviada para o endereço eletrónico a disponibilizar logo que possível.

 

JURI

Os trabalhos apresentados a concurso serão avaliados pelo seguinte júri:

  • Doutor Eng.º João Baptista

    Investigador integrado do Centro de Investigação GEOBIOTEC, FCT, Universidade de Aveiro;
  • Dr. Vasco Cunha

    Coordenador do Programa Educamedia - Direção Regional da Educação;
  • Dr. Ilídio Sousa

    Membro do Comité Nacional para  o Programa Internacional de Geociências (IGCP);
  • Coordenador Regional do Concurso Escolar GEA – Terra Mãe 


Das decisões do júri não haverá recurso.
Os casos omissos do regulamento serão resolvidos por deliberação do júri.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

  • Adequação do tema/ subtema à mensagem.
  • Rigor científico.
  • Eficácia da mensagem.
  • Originalidade.
  • Criatividade.
  • Qualidade estética.
  • Qualidade técnica.

PRÉMIOS

  • Todos os alunos a concurso receberão um prémio de participação, uma oferta da Secretaria Regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas

  • Será entregue um prémio ao melhor trabalho de cada formato, por cada escalão.

  • Serão atribuídos certificados de participação aos alunos e professores.

  • Prémio para os (as) professores (as) que apresentarem o melhor tabalho com os seus alunos,independentemente do formato e escalão

DATA DA ENTREGA DOS PRÉMIOS

Em cerimónia com data a divulgar oportunamente. 

EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS DOS ALUNOS 

Data a divulgar oportunamente.


REGULAMENTO DO CONCURSO

As informações acima disponibilizadas não dispensam a consulta cuidada do Regulamento do Concurso Escolar "GEA - Terra Mãe" 2023/2024. 

  ORGANIZAÇÃO/COORDENAÇÃO                                                                                                                                                                                       

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GEOescola

O conceito GEOescola  foi adaptado do projeto europeu "GEOschools" e prevê a definição de modelos e princípios para uma literacia em geociências, pelas escolas da RAM. A melhoria do conhecimento  nas áreas das geociências requer o envolvimento dos alunos, dos professores e da restante comunidade escolar, havendo a necessidade da compreensão dos  conteúdos da geologia local, para entender os fenómenos geológicos à escala mundial.

Os objetivos principais que a GEOescola deverá assumir são:

(a) conhecer e compreender a geologia local;

(b) aumentar o conhecimento dos professores e a habilidade dos estudantes na avaliação e apreciação das geociências;

(c) melhorar as capacidades educativas das Geociências no meio envolvente;

(d) apoiar a educação para a sustentabilidade.

A GEOescola deverá dinamizar projetos, programas e concursos escolares relacionados com as geociências através do envolvimento dos seus professores e respetivos alunos. O Programa "GEA - Terra Mãe" oferece às escolas da Região Autónoma da Madeira um maior enriquecimento dos saberes e dos comportamentos  no que concerne à conservação da natureza, mais concretamente na vertente geológica, através de um concurso escolar.

 

 

 

 

 

 

 

 

Ensino das geociências

O ensino deverá apostar nas ciências geológicas (geociências), na medida que estas consubstanciam vias preciosas de ensino–aprendizagem, estimulam e alargam a curiosidade sobre o mundo. Contribuem, igualmente, para a construção de raciocínios coerentes acerca dos constituintes básicos, organização e dinâmica dos sistemas naturais e ainda possibilitam a aquisição de competências específicas e transversais.

Assim, a educação e o ensino das geociências afiguram-se imprescindíveis no desenvolvimento de competências diversas que concorrem para uma cultura científica eclética, útil ao desempenho de uma cidadania esclarecida na sociedade atual e futura.

 Curriculo

                    (Adaptado de Calonge , 2011)

Mais recentemente, o papel das geociências visa, também, atender às soluções de caris ambiental, nomeadamente nas áreas do risco geológico, da desertificação, dos recursos hídricos e das alterações climáticas. Estes aspetos estão relacionados com a educação ambiental na medida que é necessária a ação do indivíduo perante as mudanças que estão ocorrer no planeta. 

 

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Geossítios da Região Autónoma da Madeira

Mapa Geossítios