Geral

GEO significa Terra e serviu de inspiração para batizar o projeto de GEO Lab Laboratório Móvel Ciências da Terra, o laboratório ambulante que permite desvendar alguns segredos da Terra e muitas das curiosidades dos alunos.
A geologia e as tecnologias com ela relacionadas estão entre os principais pilares sobre os quais assentam a sociedade moderna, o progresso social e o bem-estar da humanidade. Basta olhar em redor e ver que as grandes fontes de energia que usamos e de que dependemos e que a maioria das estruturas, equipamentos, utensílios e objetos têm origem ou estão relacionados com rochas e ou minerais. Assim, é fundamental enfatizar os conteúdos desta disciplina nos “curricula” ou então implementar projetos de complemento curricular como é exemplo o “GEO Lab Laboratório Móvel Ciências da Terra”.

Os pressupostos do GEO Lab:

  • Para além do seu valor utilitário na procura, exploração e gestão racional das rochas ornamentais e industriais (basalto, tufos e outras no caso particular do arquipélago da Madeira) e das matérias-primas minerais metálicas e não metálicas indispensáveis no mundo atual, a geologia ensina, ainda, a encontrar águas subterrâneas e recursos energéticos, como são, entre outros, o carvão, o petróleo e o gás natural. Essencial no estudo dos solos e da natureza dos terrenos sobre os quais são necessárias implantar grandes obras de engenharia (pontes, barragens, aeroportos), a geologia dispõe dos conhecimentos necessários à defesa do ambiente natural, numa política de desenvolvimento sustentado, ensina a valorizar e a preservar o património mais antigo;
  • Excetuando os que, por formação académica e profissional, possuem os indispensáveis conhecimentos deste interessante e útil ramo da ciência, a generalidade dos cidadãos desconhece a natureza e a história das rochas que compõem os passeios nas ruas, a proveniência da água que sai nas torneiras em casa, e etc. Uns mais, outros menos, sabem o que ocorreu, em termos vulcanológicos e geomorfológicos no arquipélago da Madeira;
  • Para além de ser um complemento ao ensino dos conteúdos da geologia (Estudo do Meio/ Ciências Naturais/ Biologia-Geologia/ Geologia -12º) nas escolas da RAM também, apoia o Concurso Escolar GEA – Terra Mãe e ainda o projeto Educar para a BioGeodiversidade da RAM.

Objetivos gerais:

  • Reforçar o saber da geologia do arquipélago da Madeira nas escolas da Região Autónoma da Madeira, estabelecendo, deste modo, um complemento aos conteúdos administrados nas instituições de ensino;
  • Estimular os alunos e os professores para a importância do ensino e aprendizagem da geologia na medida que contribui para o progresso social e para o bem-estar da humanidade;
  • Consciencializar os alunos e os professores para a aprendizagem da geologia local, através de uma componente mais contextualizada na prática.

As atividades práticas do GEO Lab:

O laboratório móvel apresenta um conjunto de atividades práticas que possibilitam os alunos formularem questões-problema, fazerem previsões e elaborarem conclusões, em particular sobre a geologia local, isto é, sobre a geologia do arquipélago da Madeira - a sua génese, a sua geodiversidade e a necessidade da sua geoconservação. As seguintes tabelas estabelecem a relação entre aprendizagens essenciais nas diferentes áreas disciplinares ao longo do ensino básico e secundário com as atividades práticas do GEO Lab e o contributo de complemento às referidas aprendizagens (atenção aos objetivos específicos das tabelas):

Atividades práticas do GEO Lab no 1º Ciclo 23/24

Atividades práticas do GEO Lab no 2º, 3º Ciclos e Secundário 23/24

Horário de funcionamento do GEO Lab: 

Considerando o horário de trabalho dos técnicos do GEO - Lab e as distâncias das escolas e instituições à Secretaria Regional de Agricultura e  Ambiente, os horários nos seguintes grupos de concelhos, para requisição e funcionamento são:

Grupo A (Funchal, Câmara de Lobos; Santa Cruz; Porto Santo) 

  • Se for por turnos - manhã das 9h30 às 12h30; tarde das 14h às 17h00;
  • Se for o dia - 9h30 às 17h00 (os técnicos têm 1h30 de almoço).

Grupo B (Machico, Santana, São Vicente, Porto Moniz, Calheta, Ponta do Sol, Ribeira Brava) das 9h30 - 16h30.

  • Se for por turnos - manhã das 9h30 às 12h30; tarde das 14h às 16h30;
  • Se for o dia - 9h30 às 16h30 (os técnicos têm 1h30 de almoço).

Como funciona o GEO Lab

O Geo Lab é um veículo automóvel, com as dimensões - 7m de comprimento + 2,5m de largura + 3,5m de altura, que vai às escolas e comporta um laboratório equipado para desenvolver experiencias com os alunos, por turma, sendo que esta terá de se deslocar ao carro laboratório que deverá poder estacionar em recinto escolar/institucional (parque escolar).  As escolas que não possuem parque escolar para estacionar o laboratório móvel, as atividades poderão ocorrer na sala de aula da escola.

Como requisitar o GEO Lab

As escolas e ou professores que  pretendam que o GEO Lab dinamize atividades experimentais propostas nos planos de atividades práticas anteriormente apresentados basta enviar um email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. com os seguintes dados:

  • Nome completo da escola e ou instituição e respetiva morada;
  • Nome do(a) professor(a) responsável e respetivo número para contacto;
  • Nome da atividade (ou atividades) que pretende que seja dinamizada e respetivo nível de ensino;
  • N.º de alunos e turma(s) - (não são ministradas atividades experimentais a mais do que uma turma ao mesmo tempo);
  • Média de idade dos alunos;
  • Proposta de data(s) e respetivo(s) turno(s) preferido(s);
  • A escola e ou instituição tem parque para o Geo Lab ?

 

 

Em destaque

imagem site gea 1024x768 

A Exposição GEA 21/22 permite, através do site www.artsteps.com, que os alunos, os professores e os demais interessados visitem, de forma virtual, os trabalhos, nomeadamente nos formatos de cartaz/poster e  tela. Para aceder à referida exposição basta clicar aqui.

 Os projetos multimédia desenvolvidos pelos alunos no êmbito deste concurso (GEA Terra Mãe 21/22), estão disponíveis para visualização no canal "Geodiversidade" do YouTub. Para aceder basta clicar aqui

A Exposição GEA 20/21 permite, através do site www.artsteps.com, que os alunos, os professores e os demais interessados visitem, de forma virtual, os trabalhos, nomeadamente nos formatos de cartaz/poster e  tela. Para aceder à referida exposição basta clicar aqui.

 Os projetos multimédia desenvolvidos pelos alunos no êmbito deste concurso (GEA Terra Mãe 20/21), estão disponíveis para visualização no canal "Geodiversidade" do YouTub. Para aceder basta clicar aqui

Pág. 1 de 2