Pesquisar

A- A A+

Login

Autenticar

Login

Utilizador *
Senha *
Memorizar

PSt10 - Ilhéu da Cal

Ilhéu da Cal  ©Virgílio Gomes

Código do geossítio: PSt10

Denominação: Ilhéu da Cal

Categoria temática: Paleontologia

Localização geográfica no ortofotomapa - PSt04

Concelho: Porto Santo

Freguesia: Porto Santo

Área do local: 10-1000 ha

Coordenadas(1):33°00'09.02'' N 16°23'16.97'' W

Altitude: 0 m

Acessibilidade: difícil

Distância à estrada asfaltada mais próxima: 6,4 nmi

Condições de observação: satisfatórias

(1) Coordenadas do geossítio e/ou melhor ponto de visualização

 

Descrição sumária 

No Ilhéu de Baixo ou da Cal ocorrem, essencialmente, hialoclastitos, níveis de depósitos carbonatados pararecifais e conglomerados, e ainda escoadas submarinas de basalto e tufo basáltico do Miocénico Médio.
O topo do ilhéu encontra-se recoberto por depósitos eolianíticos do Quaternário (vide descrição deste tipo de rocha em Geossítio PSt02 – Morenos e PSt09 – Fonte da Areia).
À semelhança dos outros ilhéus, esteve outrora ligado à ilha principal, e, por ação de fenómenos erosivos, a sua individualização ocorreu depois da Última Glaciação e deposição da Formação Eolianítica, durante o Holocénico, há menos de 10-12 mil anos. Várias galerias foram escavadas no material calcário que surge em dois níveis contínuos ao longo do ilhéu. Este material que serviu a indústria de produção de cal, atividade que teve um papel económico extremamente importante no Arquipélago, corresponde a sedimentos marinhos carbonatados e recifes de corais fossilizados, com 15,2 Ma (Miocénico Médio), e que se formaram no topo do edifício vulcânico, durante a fase de pré-emersão da ilha.

 

Notas relevantes

A visitação aos ilhéus necessita de uma autorização prévia ao Instituto de Florestas e Conservação da Natureza.  
A visita ao local de interesse geológico é da inteira responsabilidade do utilizador.
O utilizador deve tomar as devidas precauções quando visita o local, tendo em atenção as condições  do terreno,  condições climatéricas e outros perigos, para que não se criem situações que coloquem a sua integridade e a de outros em risco.
O utilizador deve respeitar a propriedade privada. O acesso a zonas privadas requer autorização prévia dos proprietários.
O utilizador deve respeitar o património natural mantendo-o intacto.  O impacto das suas ações deve ser mínimo.

 

Estatuto de proteção

Rede Natura 2000, Rede de Áreas Marinhas Protegidas do Porto Santo, Sítio de Importância Comunitária PTPOR0001 – Ilhéus do Porto Santo, Património Científico (geológico) e Zonas Naturais de Uso Interdito, de acordo com o Plano Diretor Municipal.

Extrato da carta geológica simplificada da ilha do Porto Santo

Extrato da carta geológica simplificada da ilha do Porto Santo - PSt04

 Legenda da carta geológica simplificada da ilha do Porto Santo

Bibliografia

BAARLI, B. G., CACHÃO, M., DA SILVA, C. M., JOHNSON, M., MAYORAL, E., SANTOS, A. (2013). A Middle Miocene carbonate embankment on an active volcanic slope: Ilhéu de Baixo, Madeira Archipelago, Eastern Atlantic. Geological Journal, pp. 1-48.

CACHÃO, M., RODRIGUES, D. DA SILVA, C. M. (2001). Património Paleo-recifal de Porto Santo. Congresso Internacional sobre Património Geológico e Mineiro, 4 a 7 de outubro de 2001: Livro de Resumos. Edição Museu do Instituto Geológico e Mineiro; Coordenação José M. Brandão, Octávio Puche-Riarte. Lisboa: Museu do Instituto Geológico e Mineiro, 2001, p. 15, Secção 1: Património Geológico.

FERREIRA, M. R. (2014). Património Geológico da Ilha do Porto Santo e Ilhéus Adjacentes (Madeira): Inventariação, Avaliação e Valorização como Contributo para a Geoconservação. Dissertação de Mestrado em Vulcanologia e Riscos Geológicos. Departamento de Geociências da Universidade dos Açores.

RIBEIRO, M. L. Carta Geológica Simplificada das Ilhas da Madeira e do Porto Santo, na escala 1:80.000 in RIBEIRO, M. L. & RAMALHO, M. (2009). Uma visita geológica ao Arquipélago da Madeira, Principais locais Geo-turísticos. Edição da Direção Regional do Comércio, Indústria e Energia e do Laboratório Nacional de Energia e Geologia, I. P, pp. 55, 82. ISBN: 978-989-96202-0-9.

SILVA, J. (2003). Areia de Praia da Ilha do Porto Santo: geologia, génese, dinâmica e propriedades justificativas do seu interesse medicinal. Madeira Rochas – Divulgações Científicas e Culturais, 344 pp.

SCHMIDT, R. & SCHMINCKE, H.-U. (2002). From seamount to oceanic island, Porto Santo, central East-Atlantic. International Journal of Earth Sciences (Geol Rundsch) nº 91, pp. 594–614.

Galeria de fotos

Ilhéu da Cal  ©Virgílio Gomes  Ilhéu da Cal  ©Virgílio Gomes Ilhéu da Cal - interior de uma galeria  ©Virgílio Gomes

Google Analytics