Pesquisar

A- A A+

Login

Iniciar sessão

Login

Utilizador *
Senha *
Memorizar

SV01 - Foz da Ribeira de São Vicente

Sequência de derrames basálticos subaéreos e depósitos conglomeráticos e brechóides (de tipo lahar) © Brum da Silveira

Código do geossítio: SV01

Denominação: Foz da Ribeira de São Vicente

Categoria temática: Estratigrafia e Geomorfologia

Localização geográfica no ortofotomapa - SV03

Concelho: São Vicente

Freguesia: São Vicente

Área do local: 0,1 - 10 ha

Coordenadas(1):32°48'28.4'' N 17°02'50.4'' W

Altitude: 18 m

Acessibilidade: fácil

Distância à estrada asfaltada mais próxima: 20 m

Condições de observação: boas

(1) Coordenadas do geossítio e/ou melhor ponto de visualização

 

Descrição sumária 

Este geossítio permite observar em detalhe, ou numa visão de conjunto, as sequências de derrames basálticos subaéreos e depósitos conglomeráticos e brechóides (de tipo lahar) da Formação da Penha d’Águia (CVM2), pertencentes ao Complexo Vulcânico Intermédio. Devido à sua integridade e representatividade, este conjunto de afloramentos deve ser usado como local de referência na caracterização da referida formação estratigráfica, num contexto de Património Geológico.
Este sítio foi escolhido em detrimento daquele que se localiza na região de Penha d’Águia (local que dá o nome à formação estratigráfica e define o seu estratótipo simples), pelo seu fácil acesso e excelentes condições de visibilidade. Aqui, a diversidade de elementos geológicos é também de valor superior.

 

Notas relevantes

A visita ao local de interesse geológico é da inteira responsabilidade do utilizador.
O utilizador deve tomar as devidas precauções quando visita o local, tendo em atenção as condições  do terreno,  condições climatéricas e outros perigos, para que não se criem situações que coloquem a sua integridade e a de outros em risco.
O utilizador deve respeitar a propriedade privada. O acesso a zonas privadas requer autorização prévia dos proprietários.
O utilizador deve respeitar o património natural mantendo-o intacto.  O impacto das suas ações deve ser mínimo.

 

Como Citar

BRUM DA SILVEIRA, A.; PRADA, S.; RAMALHO, R.; MADEIRA, J.; FONSECA, P.; CANHA, E.; BRILHA, J. (2012). Inventariação do Património Geológico da Ilha da Madeira. Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais - Relatório Final, 414 p. In: https://geodiversidade.madeira.gov.pt

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.