Pesquisar

A- A A+

Login

Iniciar sessão

Login

Utilizador *
Senha *
Memorizar

M02 - Foz da Ribeira do Natal

Brechas sedimentares © Brum da Silveira

Código do geossítio: M02

Denominação: Foz da Ribeira do Natal

Categoria temática: Vulcanologia, Litologia e Sedimentologia

Localização geográfica no ortofotomapa - M02

Concelho: Machico

Freguesia: Caniçal

Área do local: 10 -1000 ha

Coordenadas(1): 32°44'07.9"N 16°44'45.1"W

Altitude: 4 m

Acessibilidade: fácil

Distância à estrada asfaltada mais próxima: 0 m

Condições de observação: boas

(1) Coordenadas do geossítio e/ou melhor ponto de visualização

 

Descrição sumária 

Este geossítio é o melhor local para observar os depósitos sedimentares grosseiros de fácies conglomeráticas e brechóides pertencentes à Formação do Funchal (Complexo Vulcânico Superior - CVS 2g). Ao longo do corte que acompanha o passeio marítimo, é possível observar a seguinte sucessão da base para o topo: i) depósitos sedimentares brechóides gerados por cedência de vertentes; ii) depósitos sedimentares do tipo lahar compostos por associações de fácies conglomeráticas e brechóides originados por fluxos sedimentares de detritos (debrisflow), associados a eventos de enxuradas; iii) depósitos piroclásticos de queda, de cor amarelada, que passam a depósitos de fluxo de “blocos e cinzas”, de cor avermelhada; iv) derrames lávicos do tipo “aa”; v) depósitos conglomeráticos e brechóides de enxurrada.

 

Notas relevantes

A visita ao local de interesse geológico é da inteira responsabilidade do utilizador.
O utilizador deve tomar as devidas precauções quando visita o local, tendo em atenção as condições  do terreno,  condições climatéricas e outros perigos, para que não se criem situações que coloquem sua integridade e a de outros em risco.
O utilizador deve respeitar a propriedade privada. O acesso a zonas privadas requer autorização prévia dos proprietários.
O utilizador deve respeitar o património natural mantendo-o intacto.  O impacto das suas ações deve ser mínimo.

 

Como Citar

BRUM DA SILVEIRA, A.; PRADA, S.; RAMALHO, R.; MADEIRA, J.; FONSECA, P.; CANHA, E.; BRILHA, J. (2012). Inventariação do Património Geológico da Ilha da Madeira. Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais - Relatório Final, 414 p. In: https://geodiversidade.madeira.gov.pt

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.