Pesquisar

A- A A+

Login

Iniciar sessão

Login

Utilizador *
Senha *
Memorizar

Escoada da Foz da Ribeira da Janela

O Monumento Natural da Foz da Ribeira da Janela engloba o geossítio com o mesmo nome e onde se pode observar os vestígios de uma escoada basáltica que fluiu ao longo do fundo do vale da ribeira, interagindo com a água do mar na zona de foz, e dando origem a um raro afloramento de lavas subaquáticas do tipo megapillow, com disjunção prismática radial.
Mais informações geológicas relativas a este monumento natural, poderão ser consultadas neste site, mais concretamente no geossítio PM03 - Foz da Ribeira da Janela.

 

Escoada e respetivos ilhéus - Photo by Jackson Groves ( https://www.journeyera.com/best-hikes-madeira)

 Photo by Jackson Groves - https://www.journeyera.com/best-hikes-madeira

Os seus limites territoriais abarcam o maciço basáltico entre a estrada da foz da ribeira, limitados a este pelo túnel de acesso ao calhau e a oeste pelo caminho na margem da linha de água. Inclui os ilhéus da Ribeira da Janela.

Mapa1 Escoada Foz Ribeira da Janela

 

Mapa2 Escoada Foz Ribeira da Janela

Toda a área é considerada de Tipo II: os atos e atividades a realizar são, designadamente, ações de conservação da geodiversidade e valorização dos valores integrados na área, bem como ações de divulgação e sensibilização ambiental, investigação e trabalhos científicos que contribuam para a manutenção do património existente.

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.