Pesquisar

A- A A+

Login

Iniciar sessão

Login

Utilizador *
Senha *
Memorizar

PSt02 - Zimbralinho

Zimbralinho  @Raquel Ferreira

Código do geossítio: PSt02

Denominação: Zimbralinho

Categoria temática: Vulcanologia

Localização geográfica no ortofotomapa - PSt03

Concelho: Porto Santo

Freguesia: Porto Santo

Área do local: 0.1 -10 ha

Coordenadas(1):33°01'58.28'' N 16°23'15.30'' W

Altitude: 2 m

Acessibilidade: difícil

Distância à estrada asfaltada mais próxima: 930 m

Condições de observação: satisfatórias

(1) Coordenadas do geossítio e/ou melhor ponto de visualização

 

Descrição sumária 

Na baía do Zimbralinho podem-se observar rochas das sequências vulcânicas submarinas, de natureza basáltica, contemporâneas da fase de pré-emersão da ilha.
Aqui, observam-se os melhores exemplares de lavas em almofada ou em rolo (pillow lavas), assim denominadas devido ao seu aspeto de secção sensivelmente esférica.
Estas lavas são representativas de erupções subaquáticas, neste caso submarinas.
É ainda possível observar, na descida para a baía, alteração do tipo esferoidal ou em bola, ocorre frequentemente em rochas de origem magmática, devido ação erosiva causada pela diferença de temperatura e em especial pela ação química da água.
É notória a presença de um filão mugearítico (rocha de origem magmática), numa das arribas e que se estende até ao Pico do Espigão, assim como um outro filão, de dimensão e com disjunção prismática bem desenvolvida.

 

Notas relevantes

A sinalética no  local adverte para a possibilidade de queda de pedras.
A visita ao local de interesse geológico é da inteira responsabilidade do utilizador.
O utilizador deve tomar as devidas precauções quando visita o local, tendo em atenção as condições  do terreno,  condições climatéricas e outros perigos, para que não se criem situações que coloquem a  sua integridade e a de outros em risco.
O utilizador deve respeitar a propriedade privada. O acesso a zonas privadas requer autorização prévia dos proprietários.
O utilizador deve respeitar o património natural mantendo-o intacto.  O impacto das suas ações deve ser mínimo.

 

Como Citar

FERREIRA, M. R. (2014). Património Geológico da Ilha do Porto Santo e Ilhéus Adjacentes (Madeira): Inventariação, Avaliação e Valorização como Contributo para a Geoconservação. Dissertação de Mestrado em Vulcanologia e Riscos Geológicos. Departamento de Geociências da Universidade dos Açores. In: https://geodiversidade.madeira.gov.pt

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.