Pesquisar

A- A A+

Login

Iniciar sessão

Login

Utilizador *
Senha *
Memorizar

Metodologia de inventariação

A inventariação do património geológico da ilha da Madeira ficou concluída em 2012 e teve como principal objetivo a identificação de geossítios com elevado valor científico. Durante este processo, foram definidas 9 categorias temáticas, discriminadas em várias subcategorias e subdivisões.
Para cada uma das categorias foram listados vários sítios representativos, tendo sido, posteriormente, efetuada uma seleção de acordo com critérios como a representatividade, integridade e raridade.

Para a ilha do Porto Santo, a inventariação do património geológico ficou concluída em 2013, tendo sido adotados os mesmos pressupostos utilizados para a ilha da Madeira.

A atualização de conceitos nesta área recente da geodiversidade e geoconservação permitiu uma reestruturação dos anteriores geossítios inventariados nas duas ilhas do arquipélago. 

Este conjunto de geossítios, que constitui o património geológico da Região Autónoma da Madeira, foi ainda submetido, em 2015, a uma atualização e uniformização da avaliação quantitativa, tendo sido usada uma metodologia de quantificação mais recente.

 

Como Citar

BRUM DA SILVEIRA, A.; PRADA, S.; RAMALHO, R.; MADEIRA, J.; FONSECA, P.; CANHA, E.; BRILHA, J. (2012). Inventariação do Património Geológico da Ilha da Madeira. Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais - Relatório Final, 414 p. In: https://geodiversidade.madeira.gov.pt

 

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.