Pesquisar

A- A A+

Login

Autenticar

Login

Utilizador *
Senha *
Memorizar

Metodologia de inventariação

A inventariação do património geológico da ilha da Madeira ficou concluída em 2012 e teve como principal objetivo a identificação de geossítios com elevado valor científico. Durante este processo, foram definidas 9 categorias temáticas, discriminadas em várias subcategorias e subdivisões.
Para cada uma das categorias foram listados vários sítios representativos, tendo sido, posteriormente, efetuada uma seleção de acordo com critérios como a representatividade, integridade e raridade.

Para a ilha do Porto Santo, a inventariação do património geológico ficou concluída em 2013, tendo sido adotados os mesmos pressupostos utilizados para a ilha da Madeira.

A atualização de conceitos nesta área recente da geodiversidade e geoconservação permitiu uma reestruturação dos anteriores geossítios inventariados nas duas ilhas do arquipélago. 

Este conjunto de geossítios, que constitui o património geológico da Região Autónoma da Madeira, foi ainda submetido, em 2015, a uma atualização e uniformização da avaliação quantitativa, tendo sido usada uma metodologia de quantificação mais recente.

 

Equipas técnico-científicas

Inventariação do património geológico da ilha da Madeira

António Brum da Silveira
Susana Prada
Ricardo Ramalho
José Madeira
Paulo  Fonseca
Eunice Canha
José Brilha

 

Inventariação do património geológico da ilha do Porto Santo
Mário Pio Cachão
João Baptista Silva
Maria Raquel Ferreira
Vanda Dias

 

Google Analytics