Pesquisar

A- A A+

Login

Autenticar

Login

Utilizador *
Senha *
Memorizar

SV03 - Lameiros

Fóssil marinho © Brum da Silveira

Código do geossítio: SV03

Denominação: Lameiros

Categoria temática: Estratigrafia, Paleontologia, Sedimentologia e Litologia

Localização geográfica no ortofotomapa - SV02

Concelho: São Vicente

Freguesia: São Vicente

Área do local: 0,1 - 10 ha

Coordenadas(1):32°47'51.7'' N 17°01'20.4'' W

Altitude: 455 m

Acessibilidade: fácil

Distância à estrada asfaltada mais próxima: 100 m

Condições de observação: boas

(1) Coordenadas do geossítio e/ou melhor ponto de visualização

 

Descrição sumária 

O Sítio dos Lameiros (Corgo do Barrinho) é o único local em toda a ilha da Madeira onde existe a ocorrência de sedimentos marinhos fossilíferos, a uma altitude entre 320 m e 475 m. Estes sedimentos carbonatados, de idade Miocénica (6-7 Ma) são correlacionados com um ambiente marinho de cariz nerítico e recifal tendo sido formados a baixa profundidade. Este conjunto de afloramentos, devido à sua integridade e representatividade, deve ser usado como local de referência na caracterização da Formação dos Lameiros, no Complexo Vulcânico Inferior (CVI 2), definindo o seu estratótipo simples. São depósitos sedimentares cruciais para a compreensão das fases iniciais de desenvolvimento do edifício insular madeirense.

 

Notas relevantes

A visita ao local de interesse geológico é da inteira responsabilidade do utilizador.
O utilizador deve tomar as devidas precauções quando visita o local, tendo em atenção as condições  do terreno,  condições climatéricas e outros perigos, para que não se criem situações que coloquem a sua integridade e a de outros em risco.
O utilizador deve respeitar a propriedade privada. O acesso a zonas privadas requer autorização prévia dos proprietários.
O utilizador deve respeitar o património natural mantendo-o intacto.  O impacto das suas ações deve ser mínimo.

 

Estatuto de proteção

Classificado como Conjunto de Interesse Público pela Secretaria Regional do Turismo e Cultura, em 2005 (IP JO 1.ª série, nº 124 Port. 115/05 03/10/05).
Espaços agroflorestais – Espaços florestais – floresta natural (artigo 43.º), conforme Plano Diretor Municipal.
ZPE da Laurissilva da Madeira, que coincide com os limites da ZEC da Laurissilva da Madeira, e Parque Natural da Madeira (Decreto Regulamentar Regional n.º 3/2014/M, artigo 2.º, alínea a).

Extrato da carta geológica da ilha da Madeira, folha a - SV02

 Extrato da carta geológica da ilha da Madeira, folha a - SV02

 Legenda da carta geológica da ilha da Madeira

Bibliografia

BRUM DA SILVEIRA, A.; MADEIRA, J.; RAMALHO, R.; FONSECA, P., PRADA, S. (2010) - Notícia Explicativa da Carta Geológica da ilha da Madeira, na escala 1:50.000, folhas A e B. Edição da Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais, Região Autónoma da Madeira e Universidade da Madeira: 47 p. ISBN: 978-972-98405-2-4. (Editado em 2011).

BRUM DA SILVEIRA, A.; MADEIRA, J.; RAMALHO, R.; FONSECA, P.; RODRIGUES, C., PRADA, S. (2010) Carta Geológica da ilha da Madeira na escala 1:50.000 - Folha A e B. Edição da Região Autónoma da Madeira, Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais; ISBN: 978-972-98405-1-7 (Editado em 2011).

BRUM DA SILVEIRA, A.; PRADA, S.; RAMALHO, R.; MADEIRA, J.; FONSECA, P.; CANHA, E.; BRILHA, J. (2012). Inventariação do Património Geológico da ilha da Madeira. Secretaria Regional do Ambiente - Relatório Final, 414 p.

ROMARIZ, C. (1971A) Notas petrográficas sobre rochas sedimentares portuguesas. XI - Os biocalcaritos neríticos de S. Vicente (ilha da Madeira). Boletim do Museu e Laboratório Mineralógico e Geológico da Faculdade de Ciências de Lisboa 12 (1): 27-35.

ROMARIZ, C. (1971B) Notas petrográficas sobre rochas sedimentares portuguesas. XII- Calcaritos afânicos da ilha da Madeira. Boletim do Museu e Laboratório Mineralógico e Geológico da Faculdade de Ciências de Lisboa 12(1): 55-65.

ZBYSZEWSKI, G.; VEIGA FERREIRA, O.; CÂNDIDO DE MEDEIROS, A.; AIRES-BARROS, L.; CELESTI- NO SILVA, L.; MUNHÁ, J.M. & BARRIGA, F. (1975) Carta Geológica de Portugal na escala 1:50.000. Notícia Explicativa das Folha A e B da ilha da Madeira. Serviços Geológicos de Portugal: 53 p.

Galeria de fotos

Lameiros - fóssil marinho © Brum da Silveira Lameiros - fóssil marinho © Brum da Silveira Lameiros - fóssil marinho © Brum da Silveira

Google Analytics