Pesquisar

A- A A+

Login

Autenticar

Login

Utilizador *
Senha *
Memorizar

PM04 - Miradouro do Véu da Noiva

Véu da Noiva © Turismo da Madeira

Código do geossítio: PM04

Denominação: Miradouro da Véu da Noiva

Categoria temática: Recursos Hídricos, Geomorfologia e Movimentos de Massa

Localização geográfica no ortofotomapa - PM05

Concelho: Porto Moniz

Freguesia: Seixal

Área do local: 0,1 -10 ha

Coordenadas(1):32°48'58.1'' N 17°05'42.7'' W

Altitude: 115 m

Acessibilidade: fácil

Distância à estrada asfaltada mais próxima: 10 m

Condições de observação: boas

(1) Coordenadas do geossítio e/ou melhor ponto de visualização

 

Descrição sumária 

O Véu da Noiva é a foz suspensa da ribeira de João Delgado e resultou de um recuo rápido da costa, relativamente a processos de incisão fluvial por erosão vertical.
As ribeiras de carácter permanente, categoria na qual a Ribeira de João Delgado se inclui, na ausência de precipitação, são alimentadas a partir de escoamento subterrâneo proveniente das inúmeras nascentes, particularmente caudalosas na vertente norte. Esta abundância de água subterrânea deve-se essencialmente ao clima, à presença de vegetação e à constituição geológica da ilha da Madeira.
Apenas uma pequena parte do escoamento desta bacia hidrográfica é captado e transportado pela levada do norte até à costa sul da ilha. O restante, que está na origem do Véu da Noiva, escoa através da foz suspensa, projetando-se para o mar.

 

Notas relevantes

 
A visita ao local de interesse geológico é da inteira responsabilidade do utilizador.
O utilizador deve tomar as devidas precauções quando visita o local, tendo em atenção as condições  do terreno,  condições climatéricas e outros perigos, para que não se criem situações que coloquem a sua integridade e a de outros em risco.
O utilizador deve respeitar a propriedade privada. O acesso a zonas privadas requer autorização prévia dos proprietários.
O utilizador deve respeitar o património natural mantendo-o intacto.  O impacto das suas ações deve ser mínimo.

 

Estatuto de proteção

Espaços naturais - Espaços naturais de uso fortemente condicionado – Arribas e escarpas (artigo 49.º), conforme o Plano Diretor Municipal.
ZPE da Laurissilva da Madeira, que coincide com os limites da ZEC da Laurissilva da Madeira, e Parque Natural da Madeira (Decreto Regulamentar Regional n.º 3/2014/M, artigo 2.º, alínea a).
Plano Diretor Municipal, atualmente (2015) em revisão.

Extrato da carta geológica da ilha da Madeira, folha a - PM05

 Extrato da carta geológica da ilha da Madeira, folha a - PM05

 Legenda da carta geológica da ilha da Madeira

Bibliografia

BRUM DA SILVEIRA, A.; MADEIRA, J.; RAMALHO, R.; FONSECA, P., PRADA, S. (2010) - Notícia Explicativa da Carta Geológica da ilha da Madeira, na escala 1:50.000, folhas A e B. Edição da Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais, Região Autónoma da Madeira e Universidade da Madeira: 47 p. ISBN: 978-972-98405-2-4. (Editado em 2011).

BRUM DA SILVEIRA, A.; MADEIRA, J.; RAMALHO, R.; FONSECA, P.; RODRIGUES, C., PRADA, S. (2010) Carta Geológica da ilha da Madeira na escala 1:50.000 - Folha A e B. Edição da Região Autónoma da Madeira, Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais; ISBN: 978-972-98405-1-7 (Editado em 2011).

BRUM DA SILVEIRA, A.; PRADA, S.; RAMALHO, R.; MADEIRA, J.; FONSECA, P.; CANHA, E.; BRILHA, J. (2012). Inventariação do Património Geológico da ilha da Madeira. Secretaria Regional do Ambiente - Relatório Final, 414 p.

NASCIMENTO, S. (1990) Estudo Hidrogeológico do Paul da Serra (Ilha da Madeira). Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Geologia Económica e Aplicada pela FCUL. Universidade de Lisboa: 147 pp.

PRADA, S.N. (2000) Geologia e Recursos Hídricos Subterrâneos da Ilha da Madeira. Dissertação para obtenção do Grau de Doutor em Geologia, Universidade da Madeira: 351 pp.

PRADA, S. & SILVA, M.O. (2001) Fog Precipitation on the Island of Madeira (Portugal). Environmental Geology 41 (3-4), 384-389.

PRADA, S., SILVA, M.O., CRUZ, J.V. (2005) Groundwater behaviour in Madeira, volcanic island (Portugal). Hydrogeology Journal 13: 800-812. IF: 1,417

PRADA, S., MENEZES DE SEQUEIRA, M., FIGUEIRA C., SILVA, M. O., (2009) Fog precipitation and rainfall interception in the natural forests of Madeira island (Portugal), Agricultural and Forest Meteorology 149: 1179-1187.

Galeria de fotos

Miradouro do Veu da Noiva © Brum da Silveira Miradouro do Veu da Noiva - ribeira de João Delgado © Brum da Silveira

Google Analytics