Pesquisar

A- A A+

Login

Autenticar

Login

Utilizador *
Senha *
Memorizar

M01PSL02 - Ponta do Bode 2

DSC 8364peq

Código do geossítio: M01PSL02

Denominação: Ponta do Bode 2

Categoria temática: Estratigrafia

Localização geográfica no ortofotomapa - M01PSL02

Concelho: Machico

Freguesia: Caniçal

Área do local: 0.1-1000 ha

Coordenadas(1): 32°45'02.5'' N 16°44'23.5'' W

Altitude: 176 m

Acessibilidade: difícil

Distância à estrada asfaltada mais próxima: 480 m

Condições de observação: boas

(1) Coordenadas do geossítio e ou do melhor ponto de visualização

 

Descrição sumária 

Nas arribas litorais entre a Ponta do Rosto e Ponta do Bode afloram produtos vulcânicos efusivos (escoadas) e explosivos (piroclastos) da Formação da Encumeada (Complexo Vulcânico Intermédio - CVM1), cortados por um enxame de filões sub-verticais de direcção E-W e relacionados com uma antiga zona de rift vulcânico. Sobre este conjunto assentam, através de uma superfície de inconformidade bem marcada, depósitos brechóides e conglomeráticos e produtos vulcânicos do Complexo Vulcânico Superior - CVS 1-2.
Este geossítio é também valorizado pelas geoformas de erosão costeira (arribas, rochedos, pilares e arcos litorais) associadas à forte erosão do lado barlavento da ilha..

 

Notas relevantes

A visita ao local de interesse geológico é da inteira responsabilidade do utilizador.
O utilizador deve tomar as devidas precauções quando visita o local, tendo em atenção as condições  do terreno,  condições climatéricas e outros perigos, para que não se criem situações que coloquem a sua integridade e a de outros em risco.
O utilizador deve respeitar a propriedade privada. O acesso a zonas privadas requer autorização prévia dos proprietários.
O utilizador deve respeitar o património natural mantendo-o intacto.  O impacto das suas ações deve ser mínimo.

 

Estatuto de proteção

Espaços Naturais de uso fortemente condicionado – Arribas e escarpas (artigo 55.º), de acordo com o Plano Diretor Municipal, ZPE da Ponta de São Lourenço, que coincide com os limites da ZEC da Ponta de São Lourenço, e Parque Natural da Madeira (Decreto Regulamentar Regional n.º 3/2014/M, artigo 2.º, alínea c).

 

Extrato da carta geológica da ilha da Madeira, folha b - M01PSL02

Extrato da carta geológica da ilha da Madeira - folha b - M01PSL02

Legenda da carta geológica da ilha da Madeira

Bibliografia

BRUM DA SILVEIRA, A.; MADEIRA, J.; RAMALHO, R.; FONSECA, P., PRADA, S. (2010) - Notícia Explicativa da Carta Geológica da ilha da Madeira, na escala 1:50.000, folhas A e B. Edição da Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais, Governo Regional da Madeira, Região Autónoma da Madeira e Universidade da Madeira: 47 p. ISBN: 978-972-98405-2-4. (Edited in 2011).
BRUM DA SILVEIRA, A.; MADEIRA, J.; RAMALHO, R.; FONSECA, P.; RODRIGUES, C., PRADA, S. (2010) Carta Geológica da ilha da Madeira na escala 1:50.000 - Folha B. Edição da Região Autónoma da Madeira, Governo Regional da Madeira, Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais; ISBN: 978-972-98405-1-7 (Editado em 2011).
RAMALHO, R. (2004) – Cartografia Geológica da Madeira. Estratigrafia e Tectónica do Sector a Leste de Machico. Universidade de Lisboa. Faculdade de Ciências. 146 p.
RAMALHO, R.; MADEIRA, J.; FONSECA, P.E.; BRUM DA SILVEIRA, A.; PRADA, S.; RODRIGUES, C. F. (2005a) Tectónica da Ponta de São Lourenço, Ilha da Madeira. Cadernos Lab. Xeolóxico de Laxe, Coruña. Vol. 30, pp. 223-234.
RAMALHO, R.; BRUM DA SILVEIRA, A.; MADEIRA, J.; FONSECA, P.E.; PRADA, S.; RODRIGUES, C. F. (2005b) Fracture pattern and structural control of Madeira Island Volcanism (Portugal). Volume de abstracts do International Workshop on Ocean Island Volcanism, Sal, Cabo Verde, 2 – 8 Abril 2005: p.33.

Ficha de inventariação

Galeria de fotos

 Miradouro Ponta do Rosto 2 © Celso Figueira

Google Analytics