Pesquisar

A- A A+

Login

Autenticar

Login

Utilizador *
Senha *
Memorizar

M03 - Miradouro do Pico do Facho

Miradouro do Pico do Facho © Brum da Silveira

Código do geossítio: M03

Denominação: Miradouro do Pico do Facho

Categoria temática: Vulcanologia e Estratigrafia

Localização geográfica no ortofotomapa - M04

Concelho: Machico

Freguesia: Machico

Área do local: 0,1 -100 ha

Coordenadas(1):32°43'26.2'' N 16°45'31.6'' W

Altitude: 280 m

Acessibilidade: fácil

Distância à estrada asfaltada mais próxima: 1 m

Condições de observação: boas

(1) Coordenadas do geossítio e/ou melhor ponto de visualização

 

Descrição sumária 

O geossítio do Miradouro do Pico do Facho apresenta grande diversidade geológica e geomorfológica. A partir desta vista é possível compreender a relação existente entre o relevo da ilha da Madeira e a estrutura vulcânica que a compõe. Com efeito, olhando em direção à zona do aeroporto, observa-se uma vertente de declive suave e constante para o mar; trata-se de uma vertente estrutural que corresponde à superfície de topo de uma pilha de derrames lávicos (superfície de construção vulcânica) do Complexo Vulcânico Superior (CVS 1 e CVS 2). Para W e NW tem-se uma vista panorâmica do vale de Machico, com perfil transversal em U e vertentes assimétricas. No sector jusante, destaca-se o fundo plano do vale, resultante do enchimento aluvial da Ribeira de Machico. Num troço a montante, observa-se o relevo criado pelo derrame lávico dos Maroços (CVS 2), proveniente do Santo da Serra e que correu para o interior do vale de Machico. Para SE observam-se as ilhas Desertas.

 

Notas relevantes

A visita ao local de interesse geológico é da inteira responsabilidade do utilizador.
O utilizador deve tomar as devidas precauções quando visita o local, tendo em atenção as condições  do terreno,  condições climatéricas e outros perigos, para que não se criem situações que coloquem a sua integridade e a de outros em risco.
O utilizador deve respeitar a propriedade privada. O acesso a zonas privadas requer autorização prévia dos proprietários.
O utilizador deve respeitar o património natural mantendo-o intacto.  O impacto das suas ações deve ser mínimo.

 

Google Analytics