Pesquisar

A- A A+

Login

Autenticar

Login

Utilizador *
Senha *
Memorizar

GEOescola

O conceito GEOescola  foi adaptado do projeto europeu "GEOschools" e prevê a definição de modelos e princípios para uma literacia em geociências, pelas escolas da RAM. A melhoria do conhecimento  nas áreas das geociências requer o envolvimento dos alunos, dos professores e da restante comunidade escolar, havendo a necessidade da compreensão dos  conteúdos da geologia local, para entender os fenómenos geológicos à escala mundial.

Os objetivos principais que a GEOescola deverá assumir são:

(a) conhecer e compreender a geologia local;

(b) aumentar o conhecimento dos professores e a habilidade dos estudantes na avaliação e apreciação das geociências;

(c) melhorar as capacidades educativas das Geociências no meio envolvente;

(d) apoiar a educação para a sustentabilidade.

A GEOescola deverá dinamizar projetos, programas e concursos escolares relacionados com as geociências através do envolvimento dos seus professores e respetivos alunos. O Programa "GEA - Terra Mãe" oferece às escolas da Região Autónoma da Madeira um maior enriquecimento dos saberes e dos comportamentos  no que concerne à conservação da natureza, mais concretamente na vertente geológica, através de um concurso escolar.

 

Programa GEA - Terra Mãe

O principal objetivo deste Programa Educativo é promover uma maior sensibilização das comunidades locais e escolares, para temáticas relacionadas com as geociências, nomeadamente: desastres naturais, alterações climáticas, educação para o desenvolvimento sustentável, enfatizando-se entre os mais variados aspetos, a conservação do património geológico da RAM, os recursos hídricos, a desertificação, Terra e saúde, Terra e vida, oceanos e solos. Aborda, ainda, as questões químicas relacionadas com o ambiente e a importância da cristalografia nas ciências fundamentais, entre outras matérias.

O programa divide-se em três vertentes:

• organização e dinamização do concurso escolar GEA – Terra Mãe;

• ação de formação “GEA – Terra Mãe”, assente nas temáticas acima-mencionadas e visando fornecer informação em contexto. É dirigida sobretudo a professores, técnicos de autarquias, jornalistas, técnicos de geoparques e reservas da biosfera, guias, entre outros públicos-alvo;

• exposições itinerantes: “Era uma vez a Terra…”, “A Química entre Nós” e “A Cristalografia nas Ciências Fundamentais”.

 

Bibliografia

FERMELI, G., MELÉNDEZ, G., DERMITZAKIS, M., STEININGER, F., CALONGE, A., NETO DE CARVALHO, C.,RODRIGUES, J., KOUTSOUVELI, A., D’ARPA, C., DI PATTI, C. (2011). Projecto GEOschools. Livro de resumos da conferência GEOescolas: novas práticas no ensino das geociências. Geopark Naturtejo, Idanha - a - Nova.

 

 

 

 

 

 

Google Analytics