Pesquisar

A- A A+

Login

Iniciar sessão

Login

Utilizador *
Senha *
Memorizar

GEO Lab Laboratório Móvel Ciências da Terra

GEO significa Terra e serviu de inspiração para batizar o projeto de GEO Lab Laboratório Móvel Ciências da Terra, o laboratório ambulante que permite desvendar alguns segredos da Terra e muitas das curiosidades dos alunos.
A geologia e as tecnologias com ela relacionadas estão entre os principais pilares sobre os quais assentam a sociedade moderna, o progresso social e o bem-estar da humanidade. Basta olhar em redor e ver que as grandes fontes de energia que usamos e de que dependemos e que a maioria das estruturas, equipamentos, utensílios e objetos têm origem ou estão relacionados com rochas e ou minerais. Assim, é fundamental enfatizar os conteúdos desta disciplina nos “curricula” ou então implementar projetos de complemento curricular como é exemplo o “GEO Lab Laboratório Móvel Ciências da Terra”.

Os pressupostos do GEO Lab:

  • Para além do seu valor utilitário na procura, exploração e gestão racional das rochas ornamentais e industriais (basalto, tufos e outras no caso particular do arquipélago da Madeira) e das matérias-primas minerais metálicas e não metálicas indispensáveis no mundo atual, a geologia ensina, ainda, a encontrar águas subterrâneas e recursos energéticos, como são, entre outros, o carvão, o petróleo e o gás natural. Essencial no estudo dos solos e da natureza dos terrenos sobre os quais são necessárias implantar grandes obras de engenharia (pontes, barragens, aeroportos), a geologia dispõe dos conhecimentos necessários à defesa do ambiente natural, numa política de desenvolvimento sustentado, ensina a valorizar e a preservar o património mais antigo;
  • Excetuando os que, por formação académica e profissional, possuem os indispensáveis conhecimentos deste interessante e útil ramo da ciência, a generalidade dos cidadãos desconhece a natureza e a história das rochas que compõem os passeios nas ruas, a proveniência da água que sai nas torneiras em casa, e etc. Uns mais, outros menos, sabem o que ocorreu, em termos vulcanológicos e geomorfológicos no arquipélago da Madeira;
  • Para além de ser um complemento ao ensino dos conteúdos da geologia (Estudo do Meio/ Ciências Naturais/ Biologia-Geologia/ Geologia -12º) nas escolas da RAM também, apoia o Concurso Escolar GEA – Terra Mãe e ainda o projeto Educar para a BioGeodiversidade da RAM.

Objetivos gerais:

  • Reforçar o saber da geologia do arquipélago da Madeira nas escolas da Região Autónoma da Madeira, estabelecendo, deste modo, um complemento aos conteúdos administrados nas instituições de ensino;
  • Estimular os alunos e os professores para a importância do ensino e aprendizagem da geologia na medida que contribui para o progresso social e para o bem-estar da humanidade;
  • Consciencializar os alunos e os professores para a aprendizagem da geologia local, através de uma componente mais contextualizada na prática.

As atividades práticas do GEO Lab:

O laboratório móvel apresenta um conjunto de atividades práticas que possibilitam os alunos formularem questões-problema, fazerem previsões e elaborarem conclusões, em particular sobre a geologia local, isto é, sobre a geologia do arquipélago da Madeira - a sua génese, a sua geodiversidade e a necessidade da sua geoconservação. As seguintes tabelas estabelecem a relação entre aprendizagens essenciais nas diferentes áreas disciplinares ao longo do ensino básico e secundário com as atividades práticas do GEO Lab e o contributo de complemento às referidas aprendizagens (atenção aos objetivos específicos das tabelas):

Atividades práticas do GEO Lab no 1º Ciclo

Atividades práticas do GEO Lab no 2º, 3º Ciclos e Secundário

 Como funciona o GEO Lab

O Geo Lab é um veículo automóvel, com as dimensões - 7m de comprimento + 2,5m de largura + 3,5m de altura, que vai às escolas e comporta um laboratório equipado para desenvolver experiencias com os alunos, por turma, sendo que esta terá de se deslocar ao carro laboratório que deverá poder estacionar em recinto escolar (parque escolar).  As escolas que não possuem parque escolar para estacionar o laboratório móvel, as atividades poderão ocorrer na sala de aula da escola.

Como requisitar o GEO Lab

As escolas e ou professores que  pretendam que o GEO Lab dinamize atividades experimentais propostas nos planos de atividades práticas anteriormente apresentados basta enviar um email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. com os seguintes dados:

  • Nome completo da escola e respetiva morada;
  • Nome do(a) professor(a) responsável e respetivo número para contacto;
  • Nome da atividade (ou atividades) que pretende que seja dinamizada e respetivo nível de ensino;
  • N.º de alunos e turma(s) - (não são ministradas atividades experimentais a mais do que uma turma ao mesmo tempo);
  • Proposta de data ou datas;
  • A escola tem parque escolar para o Geo Lab ?

 

 

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.