Pesquisar

A- A A+

Login

Autenticar

Login

Utilizador *
Senha *
Memorizar

Ensino das geociências

O ensino deverá apostar nas ciências geológicas (geociências), na medida que estas consubstanciam vias preciosas de ensino–aprendizagem, estimulam e alargam a curiosidade sobre o mundo. Contribuem, igualmente, para a construção de raciocínios coerentes acerca dos constituintes básicos, organização e dinâmica dos sistemas naturais e ainda possibilitam a aquisição de competências específicas e transversais.

Assim, a educação e o ensino das geociências afiguram-se imprescindíveis no desenvolvimento de competências diversas que concorrem para uma cultura científica eclética, útil ao desempenho de uma cidadania esclarecida na sociedade atual e futura.

 Curriculo

                    (Adaptado de Calonge , 2011)

Mais recentemente, o papel das geociências visa, também, atender às soluções de caris ambiental, nomeadamente nas áreas do risco geológico, da desertificação, dos recursos hídricos e das alterações climáticas. Estes aspetos estão relacionados com a educação ambiental na medida que é necessária a ação do indivíduo perante as mudanças que estão ocorrer no planeta. 

 

Bibliografia

CALONGE, A. (2011). Pesquisa Comparada de Currículos. Livro de resumos da conferência GEOescolas: novas práticas no ensino das geociências. Geopark Naturtejo, Idanha - a - Nova.

Google Analytics