Pesquisar

A- A A+

Login

Autenticar

Login

Utilizador *
Senha *
Memorizar

O Projeto

A Secretária Regional do Ambiente e Recursos NaturaisO homem sempre teve a preocupação de proteger o memorial do seu passado, ou seja, o seu património cultural. Só há pouco tempo começou a proteger o ambiente imediato, o seu património natural.
O passado da Terra não é menos importante que o passado dos seres humanos.
Com 4.600 milhões de anos, a Terra é o nosso Planeta.
Com 28 milhões de anos, as ilhas Selvagens são as nossas ilhas mais antigas.
Com 14 milhões de anos o Porto Santo, e com apenas 7 milhões de anos, a ilha da Madeira é a mais jovem ilha do nosso arquipélago. Chegou o tempo de aprendermos a protegê-las e protegendo-as aprenderemos a conhecer o seu passado, esse livro escrito antes da nossa existência e que é o património geológico.
Cada homem, cada governo não é mais do que o depositário desse património. Cada um de nós deve compreender que qualquer depredação é uma mutilação, uma destruição, uma perda irremediável. Todas as formas do desenvolvimento devem, assim, ter em conta o valor e a singularidade desse património, testemunho da nossa história geológica.
O Governo Regional, atento a estas questões, aprovou em 2015, a “Estratégia de Conservação do Património Geológico da Região Autónoma da Madeira”. Nesta estratégia, inclui-se o site oficial da Geodiversidade da Região Autónoma da Madeira que aqui vos apresentamos.
Trata-se de uma plataforma digital que pretende divulgar o património geológico regional, de lhe dar visibilidade e dimensão pública, permitindo afirmar todo o potencial dos seus geossítios - científico, didático e turístico.
Os conteúdos científicos sobre o património geológico e projetos a ele associados encontram-se, agora, disponíveis para toda a população, de forma fácil, rápida e intuitiva.
O projeto de conservação do património geológico da Região, em linha com a Estratégia Regional RIS3, que visa valorizar o património natural, desenvolvendo e melhorando a oferta turística, propondo a inclusão destes locais na criação de circuitos e roteiros turísticos; e atraindo massa crítica, quer no domínio científico, quer no turístico.
É importante realçar que, dado o elevado valor didático destes locais, a Secretaria Regional de Educação colabora nesta iniciativa no sentido de incluir a temática do Património Geológico e Geoconservação junto da comunidade escolar, reconhecendo-a como fundamental para o desenvolvimento das atividades humanas ambientalmente sustentáveis.
Igualmente importante é o apoio da Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura, que, atendendo ao potencial turístico destes locais divulgados na plataforma, poderá promover nos momentos e espaços devidos, iniciativas integradas no âmbito do turismo de natureza, segmento onde se enquadra o geoturismo.
A elaboração do inventário do património geológico do arquipélago da Madeira, trabalho que levou muitos anos a ser preparado, só foi possível devido ao esforço conjunto e ao saber de muitos…
Ao Prof. Doutor José Brilha, Prof. Doutor José Madeira, e Prof. Doutor Paulo Fonseca, Doutor Ricardo Ramalho e, especialmente, ao Prof. Doutor António Brum da Silveira, detentores de uma vasta experiência na geologia das ilhas vulcânicas, agradeço a dedicação de uma parte significativa dos seus tempos livres, aos trabalhos de campo na ilha da Madeira.
Ao Prof. Mário Cachão, ao Doutor Eng.º João Baptista, e à Mestre Raquel Ferreira, agradeço o entusiasmo com que sempre partilharam connosco os magníficos aspectos geológicos da ilha do porto santo.
Temos, pois, que assegurar, para as gerações atuais e vindouras, a continuidade do nosso património geológico regional, testemunho de uma história geológica particular.
Cabe-me desejar uma boa descoberta destes locais plenos de histórias que estão na origem e evolução desta região e que agora vos damos a conhecer.

Muito obrigada!

Susana Prada

 

 

Google Analytics