Pesquisar

A- A A+

Login

Iniciar sessão

Login

Utilizador *
Senha *
Memorizar

Pico de Ana Ferreira

O Monumento Natural do Pico de Ana Ferreira circunscreve um relevo com cerca de 1.100 metros de extensão e altitude máxima de 288 metros, que se destaca na paisagem do sul do Porto Santo e engloba o geossítio com o mesmo nome. Esta crista corresponde a um relevo residual de dureza que evoluiu por processos de erosão diferencial que atuaram sobre um dique mugearítico e as rochas encaixantes de natureza hialoclastítica. No extremo norte, existe uma antiga pedreira onde se pode observar uma disjunção prismática com colunas quase perfeitas, de elevado valor estético.
Mais informações geológicas relativas a este monumento natural, poderão ser consultadas neste site, mais concretamente no geossítio PSt04 - Pico de Ana Ferreira.

 

Pico de Ana Ferreira @Virgílio Gomes

 

Os seus limites territoriais circunscrevem o maciço e são definidos a norte pela pedreira, à cota dos 110 metros, a oeste pela linha que liga a pedreira à cota dos 225 metros, descendo, a sul, até à cota dos 175 metros, subindo, a este, até à linha de cota dos 200 metros, até voltar a descer, a norte, até à pedreira, na cota dos 110 metros.

mapa1

 

mapa2

Toda a área é considerada de Tipo II: os atos e atividades a realizar são, designadamente, ações de conservação da geodiversidade e valorização dos valores integrados na área, bem como ações de divulgação e sensibilização ambiental, investigação e trabalhos científicos que contribuam para a manutenção do património existente.

Google Analytics