Pesquisar

A- A A+

Login

Iniciar sessão

Login

Utilizador *
Senha *
Memorizar

Ilhéu da Cal

O Monumento Natural do Ilhéu da Cal engloba o geossítio com o mesmo nome. No Ilhéu da Cal ou de Baixo podem ser observados hialoclastitos, níveis de depósitos carbonatados pararecifais, conglomerados, e ainda, escoadas submarinas de basalto e tufos basálticos do Miocénico Médio. O topo encontra-se coberto por depósitos eolianíticos do Quaternário. À semelhança dos outros ilhéus, esteve outrora ligado à ilha principal, e, por ação de fenómenos erosivos, individualizou-se. Várias galerias foram escavadas nos dois níveis calcários que surgem ao longo do ilhéu. Este material, utilizado na indústria de produção de cal, atividade que teve um papel económico extremamente importante no Arquipélago, corresponde a sedimentos marinhos carbonatados e recifes de corais fossilizados no topo do edifício vulcânico, durante a fase de construção submarina da ilha.
Mais informações geológicas relativas a este monumento natural, poderão ser consultadas neste site, mais concretamente no geossítio PSt10 - Ilhéu da Cal.

 

Ilhéu da cal @Marco São Marcos

 

Os seus limites territoriais correspondem à área total do Ilhéu da Cal.

mapa1 ilheu cal

 

mapa2 ilheu cal

Toda a área é considerada de Tipo II: os atos e atividades a realizar são, designadamente, ações de conservação da geodiversidade e valorização dos valores integrados na área, bem como ações de divulgação e sensibilização ambiental, investigação e trabalhos científicos que contribuam para a manutenção do património existente.

Google Analytics