Pesquisar

A- A A+

Login

Iniciar sessão

Login

Utilizador *
Senha *
Memorizar

PSt01 - Praia

Praia do Porto Santo  ©Virgílio Gomes

Código do geossítio: PSt01

Denominação: Praia

Categoria temática: Geomorfologia, Sedimentologia e Paleontologia

Localização geográfica no ortofotomapa - PSt10

Concelho: Porto Santo

Freguesia: Porto Santo

Área do local: 10-1000 ha

Coordenadas(1):33°03'27.7"N 16°20'04.9"W

Altitude: 7 m

Acessibilidade: fácil

Distância à estrada asfaltada mais próxima: 70 m

Condições de observação: boas

(1) Coordenadas do geossítio / melhor ponto de visualização

 

Descrição sumária 

Com cerca de 9km de extensão, a Praia do Porto Santo é constituída por areias essencialmente calcárias, compostas por fragmentos de conchas, de corais e de algas calcárias que lhe conferem a cor amarela característica. Em pequena quantidade surgem, também, grãos cinzentos provenientes de rochas vulcânicas. As areias resultam da erosão dos Eolianitos (arenitos calcários) que ocorrem na região centro-oeste da ilha, cobrindo cerca de 1/3 da sua superfície atingindo, na Fonte da Areia, mais de 40 m de espessura. Os processos erosivos associados ao escoamento superficial dirigido para o litoral sul da ilha, encarregam-se de transportar a areia para a praia.
A areia assenta sobre uma base rochosa conhecida por lajedo.
Dadas as suas propriedades físico-químicas, a areia tem sido utilizada em arenoterapia para o tratamento de doenças dos ossos e musculares.

 

Notas relevantes

A visita ao local de interesse geológico é da inteira responsabilidade do utilizador.
O utilizador deve tomar as devidas precauções quando visita o local, tendo em atenção as condições  do terreno,  condições climatéricas e outros perigos, para que não se criem situações que coloquem a sua integridade e a de outros em risco.
O utilizador deve respeitar a propriedade privada. O acesso a zonas privadas requer autorização prévia dos proprietários.
O utilizador deve respeitar o património natural mantendo-o intacto.  O impacto das suas ações deve ser mínimo.

 

Como Citar

FERREIRA, M. R. (2014). Património Geológico da Ilha do Porto Santo e Ilhéus Adjacentes (Madeira): Inventariação, Avaliação e Valorização como Contributo para a Geoconservação. Dissertação de Mestrado em Vulcanologia e Riscos Geológicos. Departamento de Geociências da Universidade dos Açores. In: https://geodiversidade.madeira.gov.pt

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.