Pesquisar

A- A A+

Login

Iniciar sessão

Login

Utilizador *
Senha *
Memorizar

SV03 - Lameiros

Fóssil marinho © Brum da Silveira

Código do geossítio: SV03

Denominação: Lameiros

Categoria temática: Estratigrafia, Paleontologia, Sedimentologia e Litologia

Localização geográfica no ortofotomapa - SV02

Concelho: São Vicente

Freguesia: São Vicente

Área do local: 0,1 - 10 ha

Coordenadas(1):32°47'51.7'' N 17°01'20.4'' W

Altitude: 455 m

Acessibilidade: fácil

Distância à estrada asfaltada mais próxima: 100 m

Condições de observação: boas

(1) Coordenadas do geossítio e/ou melhor ponto de visualização

 

Descrição sumária 

O Sítio dos Lameiros (Corgo do Barrinho) é o único local em toda a ilha da Madeira onde existe a ocorrência de sedimentos marinhos fossilíferos, a uma altitude entre 320 m e 475 m. Estes sedimentos carbonatados, de idade Miocénica (6-7 Ma) são correlacionados com um ambiente marinho de cariz nerítico e recifal tendo sido formados a baixa profundidade. Este conjunto de afloramentos, devido à sua integridade e representatividade, deve ser usado como local de referência na caracterização da Formação dos Lameiros, no Complexo Vulcânico Inferior (CVI 2), definindo o seu estratótipo simples. São depósitos sedimentares cruciais para a compreensão das fases iniciais de desenvolvimento do edifício insular madeirense.

 

Notas relevantes

A visita ao local de interesse geológico é da inteira responsabilidade do utilizador.
O utilizador deve tomar as devidas precauções quando visita o local, tendo em atenção as condições  do terreno,  condições climatéricas e outros perigos, para que não se criem situações que coloquem a sua integridade e a de outros em risco.
O utilizador deve respeitar a propriedade privada. O acesso a zonas privadas requer autorização prévia dos proprietários.
O utilizador deve respeitar o património natural mantendo-o intacto.  O impacto das suas ações deve ser mínimo.

 

Como Citar

BRUM DA SILVEIRA, A.; PRADA, S.; RAMALHO, R.; MADEIRA, J.; FONSECA, P.; CANHA, E.; BRILHA, J. (2012). Inventariação do Património Geológico da Ilha da Madeira. Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais - Relatório Final, 414 p. In: https://geodiversidade.madeira.gov.pt

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.