Pesquisar

A- A A+

Login

Iniciar sessão

Login

Utilizador *
Senha *
Memorizar

F02 - Praia Formosa

Praia Forma - estratótipo CVS2 © Celso Figueira

Código do geossítio: F02

Denominação: Praia Formosa

Categoria temática: Vulcanologia e Litologia  
Localização geográfica no ortofotomapa - F02

Concelho: Funchal

Freguesia: São Martinho

Área do local: 0,1 -10 ha

Coordenadas(1)32°38'34.1"N 16°57'21.9"W

ltitude: 10 m

Acessibilidade: fácil

Distância à estrada asfaltada mais próxima: 0 m

Condições de observação: boas

(1) Coordenadas do geossítio e/ou melhor ponto de visualização

 

Descrição sumária 

No geossítio da Praia Formosa ocorrem várias sequências vulcânicas que compõem a Formação do Funchal (Complexo Vulcânico Superior CVS2). No geral, observa-se a seguinte sucessão (da base para o topo): 1- depósitos piroclásticos de composição basáltica, com bombas e níveis de lapilli de cor vermelha, de um cone subaéreo monogenético formado por atividade eruptiva de tipo estromboliano (CVS2 pic); 2- depósitos piroclásticos de lapilli basáltico, de cor negra, pertencentes a cones subaéreos próximos (por exemplo, do Pico da Cruz e Pico do Funcho); 3- depósitos de piroclastos basálticos, de cor cinzenta, pertencentes a um cone hidrovulcânico de tipo surtseiano, com múltiplas estruturas de impacto produzidas por blocos e fragmentos líticos projetados com trajetória balística, níveis de lapilli acrecionário e níveis de cinzas bem estratificadas associadas a fluxos piroclásticos de base (CVS2 – pih t); 4- depósitos piroclásticos de origem hidrovulcânica, compostos por tufos (e tufitos) de cor amarela com níveis de pedra pomes traquítica de queda, relacionados com erupções distais de tipo hidropliniano (CVS2 - pih t); 5- sequências de escoadas basálticas subaéreas, do tipo “aa”, por vezes com depósitos de lapilli intercalados (CVS2 t); 6- tufos de origem hidrovulcânica, de cor amarela com níveis de pedra pomes traquítica de queda (idênticos a 4) relacionados com erupções distais de tipo hidropliniano (CVS2 - pih t)
Pela sua integridade e representatividade, este local deve ser utilizado como referência na definição do estratótipo simples da Formação do Funchal.

 

Notas relevantes

A visita ao local de interesse geológico é da inteira responsabilidade do utilizador.
O utilizador deve tomar as devidas precauções quando visita o local, tendo em atenção as condições  do terreno,  condições climatéricas e outros perigos, para que não se criem situações que coloquem a sua integridade e a de outros em risco.
O utilizador deve respeitar a propriedade privada. O acesso a zonas privadas requer autorização prévia dos proprietários.
O utilizador deve respeitar o património natural mantendo-o intacto.  O impacto das suas ações deve ser mínimo.

 

Como Citar

BRUM DA SILVEIRA, A.; PRADA, S.; RAMALHO, R.; MADEIRA, J.; FONSECA, P.; CANHA, E.; BRILHA, J. (2012). Inventariação do Património Geológico da Ilha da Madeira. Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais - Relatório Final, 414 p. In: https://geodiversidade.madeira.gov.pt

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.